Decoração, Dicas, Dúvidas Frequentes, Papéis de Parede

10 Mitos Sobre o Papel de Parede que Você Precisa Derrubar

comprar papel de parede barato
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

mitos-sobre-papel-de-parede

Se você está pensando em decorar a casa com papel de parede, as inúmeras opções de cores, estampas e materiais podem ter te deixado repleto de dúvidas. Por isso, desvendamos alguns mistérios sobre esse produto e respondemos algumas questões que irão te encorajar a criar sua nova decoração de tirar o fôlego!

1. O Papel de Parede é Difícil de Colocar

papel de parede e dificil de colocar

Certamente existem alguns tipos de papel de parede, como os de tecido, por exemplo, que são um pouco mais difíceis de instalar. Mas, em contrapartida, existem inúmeras opções que são bem mais fáceis de instalar, entre eles está o papel de parede vinílico, que também é bem fácil de cuidar.

Para instalar, não é preciso contratar um profissional especializado, basta seguir as instruções corretamente, como explicamos detalhadamente nesse post.

 

2. O Papel de Parede é Antiquado

papel de parede e antiquado

Esqueça aquela ideia de que o papel de parede tem jeito de casa de avo! Hoje em dia, ele é um aliado completamente inovador da decoração.

As novas tecnologias possibilitaram a criação de diversas novas cores, estampas e texturas que ficam bem em qualquer cômodo da casa, tornando-se uma solução contemporânea e eficaz para tirar a decoração da mesmice, com total segurança.

 

3. O Papel de Parede é Caro

papel de parede barato

Existem diversas opções de papel de parede presentes no mercado e que possuem ótimo custo-benefício, como os adesivos e os vinílicos. Além disso, dependendo do tamanho da parede, você pode escolher entre comprar o papel por metro quadrado ou por rolo, deixando a escolha ainda mais em conta, sem correr o risco de desperdícios.

Calcule a dimensão do espaço onde o papel será aplicado, de acordo com as instruções desse post, e descubra a quantidade de papel necessária, para não correr o risco de faltar nem de sobrar.

 

4. O Papel de Parede tem Curta Duração

papel de parede não tem curta duração

Não mesmo! Atualmente existem papéis de parede que são resistentes à umidade, como os de composição vinílica, que são ideais para a aplicação em áreas de grande circulação e que podem ser colados até em banheiros e cozinhas. Cuidando com carinho, o papel pode durar anos sem demonstrar nenhum desgaste.

Possivelmente, a única coisa que vai tirar o papel da sua parede é a vontade de troca-lo por outro, com uma estampa diferente.

 

5. É Muito Arriscado Mudar a Decoração com Papel de Parede

decoracao com papel de parede

Trocar a decoração de qualquer cômodo é sempre uma tarefa que exige muito trabalho e comprometimento. Para realizar essa tarefa com maior facilidade, peça algumas amostras ao fabricante ou compre uma pequena quantidade de papel para testar no ambiente.

Além disso, existem cores e estampas neutras, lisas, suaves e clássicas que combinam com qualquer composição e podem ser usadas sem erro. Você também pode recortar pedaços do papel e colocar em molduras, como se fossem obras de arte, e pendurá-los na parede!

 

6. O Papel de Parede Deve Ficar Apenas na Parede

papel de parede nos moveis

A única exigência é que o papel de parede seja aplicado em superfícies lisas, secas, uniformes e sem a presença de mofo. Fora isso, você pode colar o papel de parede onde a sua imaginação deixar, como explicamos anteriormente em nosso blog, neste post.

Ele pode ser colado em gesso pintado, por exemplo, e de maneira alguma funciona em texturas e paredes de tijolo. Tente aplicar o papel de parede no teto, no chão, nos móveis, prateleira e outros objetos de decoração para mudar, com sutileza e requinte, o clima do local escolhido.

 

7. O Papel de Parede Estraga a Pintura

papel de parede estraga a pintura

Se sua pintura estiver velha ou não foi bem feita, qualquer coisa vai estragá-la, não apenas o papel de parede. Antes de mudar a decoração, tenha a certeza de que o seu pintor fez um bom trabalho, ou então prepare a parede para receber a cobertura.

comprar papel de parede

Mas e a remoção do papel? O que fazer quando o amor entre você e a estampa acabam? Primeiro é preciso ressaltar a importância de utilizar apenas cola própria para papel de parede, já que a cola branca, comum, vai dar um trabalho bem maior para tirar.

Para começar a remoção basta molhar um rolo, daqueles de pintura, com água, e passar na parede até que o papel fique bem molhado. Depois é só raspar com uma espátula, com cuidado para não machucar a parede.

No caso do papel de parede vinílico retire manualmente a película protetora, puxando-a por uma das pontas, como um adesivo. Só então passe um rolo com água e continue o processo.

 

8. Jamais Aplique Papel de Parede na Cozinha

papel de parede na cozinha

A cozinha e o banheiro pedem por um piso de material frio, correto? Não necessariamente. Os papéis de parede vinílicos, são resistentes à umidade e apresentam-se como soluções ideais para esses ambientes, estimulando o apetite e a imaginação.

Por não ser lavável e apenas vinílico, a única exigência é que o local onde o papel será aplicado fique longe do fogão e do contato direto com a água, para aumentar sua durabilidade e vida útil.

 

9. Cores Escuras Diminuem os Ambientes

papel de parede diminuem ambientes

É possível aplicar um papel de parede de tonalidade escura sem deixar o espaço pesado, escuro demais, ou pequeno. E qual é o truque para fazer isso? Aplique o papel de parede escuro e complete a decoração com elementos brancos, como estantes, prateleiras, escrivaninhas e mesas, por exemplo.

A presença do branco completa a utilização das cores escuras, suavizando-as. Além disso, o que ilumina o ambiente é uma boa iluminação, ou seja, naturais ou artificiais, invista em diversas fontes de luz.

10. Não Misture Estampas e Texturas

papel de parede texturizado

Essa é uma das principais regras da decoração e precisa ser urgentemente revista! Foi-se o tempo em que o ideal era usar um padrão de cores e estampas por todo o cômodo.

Desde que trabalhada com inteligência, a mistura dos elementos, como as estampas de madeira e cimento, por exemplo, pode trazer leveza e sofisticação, dando vida a ambientes únicos, cheios de personalidade.

 

papel de parede barato em promocao

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

3 Comments

  1. Maria Edite Liceski diz:

    Tem algum produto que eu possa passar na parede antes de colocar o papel para não embolorar ?

    1. Olá, Maria!
      Se a parede está com sinais de umidade ou mofo, é bem provável que elas transpassem o papel depois da aplicação. Por isso, não recomendamos que a aplicação seja feita nesses casos. Antes disso você precisa preparar a parede. Depois, é possível aplicar um impermeabilizante na parede, para evitar que a umidade interfira na decoração.

      Mas, se o problema tiver ligação com alguma infiltração, recomendamos que seja feita uma vistoria mais séria no local.

      Atenciosamente,
      Equipe Dero Decor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *