Como Aplicar, Dicas, Dúvidas Frequentes, Papéis de Parede

Simplificando o Papel de Parede: Da Escolha à Aplicação

comprar papel de parede barato
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

Sala-Pequena-Decorada-com-Papel-de-Parede

 O Papel de Parede e suas Possibilidades

Quando ouvimos falar em papel de parede é difícil não nos lembrarmos da decoração feita em casas antigas da década passada, mas a verdade é que essa técnica de revitalização de ambientes nunca saiu de moda. São infinitas as suas opções, atendendo os mais diferentes gostos, estilos e ambientes.

Dessa forma, ele se adéqua ao local dando mais vida, personalidades às paredes e ajudando a compor um visual único ao ambiente.

São muitos os estilos de papéis de parede, com listras, estampas, desenhos que imitam madeiras, tijolos e até papéis com texturas. Assim é muito mais fácil criar um espaço exclusivo e sofisticado, sem precisar gastar muito e com pouca mão de obra.

É por isso que nesse post vamos explicar para você os tipos de papéis de parede que existem e a facilidade que é instalá-los, pois não é necessário grandes ferramentas ou conhecimento em obras, é um processo simples, rápido e com um resultado surpreendente.

Quer aprender? Então vamos lá!

Tipos de Papel de Parede – Conheça os diversos Modelos

papel-de-parede-para-sala

Diferente do que muitos pensam, o papel de parede pode ser usado em outros lugares, não somente em paredes. Ele pode ser utilizado em superfícies lisas como portas de armários, escadas e até móveis como cadeiras e mesas. São infinitas as possibilidades e tudo vai depender da criatividade de quem aplica.

Para suprir essa demanda, existem também diversos tipos de papéis de parede, um específico para cada situação. Confira abaixo os tipos de papéis mais comuns para a decoração:

Papel de Parede Vinílico

É o tipo de papel de parede mais comum, sendo de fácil instalação e remoção. Uma ótima opção para decorar ambientes úmidos como o banheiro e lavabo, pois é durável e facilmente lavável.

papel-de-parede-vinilico

Papel de Parede em Alto Relevo

É o papel perfeito para esconder as imperfeições das paredes, como pequenos buracos ou rachaduras. A maioria desses papéis é branco, pois pode ser pintado.

papel-de-parede-alto-relevo

Tecido

O papel de tecido é considerado o de maior qualidade, mas também o mais difícil de ser instalado. Esse tipo de papel não vem pré-colado, sendo preciso muito cuidado e atenção na hora da aplicação para que nenhuma bolha de ar permaneça estragando o resultado.

papel-de-parede-tecido

Papel de Parede Temporário

É perfeito para dar um ar novo no ambiente de maneira temporária. É só colar na parede limpa e uniforme, e quando quiser retirar, simplesmente descolar para remover. Este tipo de papel é indicado para quem mora em residências alugadas.

papel-de-parede-temporario

Papel de Parede Destacável e Removível

O papel de parede destacável pode ser facilmente retirado de cima para baixo. A pequena quantidade que permanecerá na parede é facilmente retirada com uma esponja e água morna. Já o papel removível é retirado sem deixar nenhum resto na parede.

Papel-de-parede-para-cozinha-06

Papel de Parede Grasscloth

Este papel é feito de fibras naturais de madeiras que incluem o grasscloth, cânhamo, juta, cana e araruta. Diferente dos outros papéis, este não precisa ter desenhos alinhados, o que o torna muito mais fácil de ser instalado.

papel-de-parede-Grasscloth

Resistente à umidade

Este é sempre a melhor opção para banheiros e cozinhas, pois alguns são laváveis e até a prova de mofo. Porém, lembre-se de checar as recomendações do fabricante antes de instalar.

papel-de-parede-para-banheiro

Dica: Mesmo morando em casas e apartamentos alugados você pode decorar o ambiente do seu jeito. Nesse caso, o mais indicado é que utilize o papel de parede temporário, pois é mais fácil de instalar e remover.

Estampas de Papel de Parede

papel-de-parede-geometrico

 

Além dos diferentes tipos de papéis de parede, para as mais diversas aplicações, é possível ainda encontrar uma infinidade de estampas e texturas.

Sabendo que uma casa tem vários ambientes, é preciso decorar cada um de um jeito único. Por isso existem estampas que se adequam a cada um desses locais, tornando a parede um item a mais de decoração, assim como uma mesa de centro ou um abajur.

Dessa forma, separamos os nove melhores tipos de estampa de papéis de parede para decorar a sua casa de maneira rápida e elegante. Confira:

1. Floral & Botânico: estilo com flores e plantas, que tem como tema principal a natureza.
2. Listrado: elaborado com artes listradas, dando um ar vintage ao ambiente.
3. Trellis: estampa geométrica com formatos simples e repetidos, ideal para ambientes modernos.
4. Damask: estampa com um ar clássico e nobre, sendo repetida no papel diversas vezes.
5. Toile: desenhos de pessoas e paisagens da natureza em um estilo mais antiquado e vintage.
6. Paisley: utiliza o desenho do paisley como base para misturar as estampas.
7. Cênico: estampa com desenhos e detalhes de paisagens.
8. Arlequim: é um estilo mais criativo, pois tem como base o formato de um diamante com infinitas possibilidades de variações.
9. Trompe L’oeil: este pode ter efeito de pedra, madeira ou pelos de animais, sempre dando uma ilusão de ótica tridimensional.

tipos de papel de parede

Dica: Seja criativo e misture as estampas no mesmo ambiente. Preste atenção apenas para utilizar tons de cor parecidos.

Como Comprar o Papel de Parede Certo

Depois de escolher qual o tipo de papel é mais adequado para a sua casa e conhecer os diversos tipos de estampas, escolhendo os que mais combinam com a sua personalidade, é hora de fazer a compra.

comprar papel de parede

Esse é um dos momentos que você precisa ter muita atenção, pois é preciso determinar o quanto de papel de parede você irá precisar. Para saber isso você deve medir a altura e o comprimento de cada parede em que o papel será aplicado, para então poder calcular o metro quadrado necessário para ambientar toda a área.

É importante você prestar atenção na metragem de cada rolo, para que não falte papel de parede na hora da aplicação. É aconselhável que você compre um pouco a mais, pois os papéis de parede são produzidos em uma “fornada”, e não há garantia de que uma outra fornada tenha a mesma tonalidade que a antiga.

Já imaginou uma parede com duas tonalidades de papel? Evite isso e compre um pouco extra. É importante sempre ter o mesmo papel de parede em estoque em casa caso haja algum estrago, mofo, arranhão, ou outro acidente.

Como Aplicar o Papel de Parede

papel-de-parede-colocacao

Diferente de uma pintura, onde a casa fica uma bagunça e o cheiro de tinta fica predominando o ar por dias, a instalação de papel de parede é um processo simples e rápido.

Pensando assim, para que você consiga fazer isso sem auxilio de nenhum outro profissional, separamos algumas dicas essenciais. É importante segui-las para garantir um resultado positivo em sua aplicação.

Vamos lá:

  • Remova todas as placas, quadros ou arte da parede. Se certifique de que a eletricidade da parte da casa/apartamento foi desligada, já que água é utilizada no processo de instalação.
  • Limpe a superfície onde o papel será instalado. Certifique-se de ter coberto qualquer buraco e preste atenção se há mofo. O problema do mofo pode piorar significantemente se não for tratado antes de colar o papel de parede.
  • Prepare a parede para que ela fique lisa, uniforme e sem buracos ou relevos. Isso facilitará a instalação do papel de parede e evitará que apareça qualquer defeito.
  • Desenhe linhas na parede, elas servirão como guias para que você instale o papel de forma reta. Quando estiver desenhando as linhas, deixe 5cm de sobra em cima e embaixo.
  • Corte o papel de acordo com o comprimento da parede e com a adição de 5cm em cima e embaixo. Depois de cortar o pedaço, aplique a cola na parte de trás ou siga as instruções do fabricante. Vá dobrando as partes que você já aplicou cola.
  • Instale o papel de parede começando pelo topo, deixando os 5cm sobrando. Essa sobra permite que as linhas sejam retas, pois serão retiradas no final.
  • Use um pincel de papel de parede para nivelar o papel e tirar as bolhas. Sempre comece pincelando delicadamente do centro para fora.
  • Repita esse processo com cada pedaço de papel, lembrando sempre de se certificar que as estampas e as bordas estão alinhadas. Use o rolo de pressão entre as bordas. Depois de terminar, limpe o excesso de cola com uma esponja úmida e corte as sobras.

Dica: Se bolhas se formarem ao colar o papel de parede, utilize o pincel do centro para fora para removê-las. Se o pincel não ajudar, retire o papel de parede delicadamente enquanto a cola ainda não estiver seca e cole novamente, reiniciando todo o processo de pincelagem.

Trabalho Terminado

Após terminar a aplicação você verá que não é difícil aplicar o papel de parede sem a ajuda de um profissional. Além disso, o cantinho decorado terá ainda mais da sua personalidade, pois você participou de todo o processo, desde a escolha do tipo de papel, escolha da estampa e a instalação.

Utilize a sua criatividade e invente novos lugares para aplicar o papel de parede, dessa forma você dará uma identidade única a sua casa. Certamente ficará tudo lindo!

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de instalação? Escreva nos comentários, será um prazer conversar com você!

Fique ligado no nosso blog, pois teremos muitos conteúdos como esse. Até mais!

papel de parede barato em promocao

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

3 Comments

  1. Maria das Graças Santana diz:

    Nossa muito prático amei 👏👏👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *