Ambientes, Decoração, Dicas, Dúvidas Frequentes, Piso Vinílico

Rolo ou Metro Quadrado: De Quanto Papel de Parede eu Preciso?

comprar papel de parede barato
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

moveis com papel de parede

O papel de parede é frequentemente vendido em rolos, por isso o preço pode parecer elevado. Porém, ao invés de utilizar o papel em todas as paredes, você pode escolher uma só, para criar um ambiente moderno, além de economizar! Neste caso, a quantidade do rolo fica maior do que o necessário, e a melhor opção se torna a compra do papel de parede por metro quadrado.

O Papel de Parede Não Precisa Ficar só na Parede

ferramentas para aplicação de papel de parede

É possível aplicar o papel de parede em praticamente todas as superfícies da casa, desde que sejam uniformes, lisas e sem contato direto com a umidade. O ideal é escolher modelos que não carreguem o ambiente, já que o equilíbrio é essencial.

Se as cores utilizadas já são bem vivas, procure um revestimento de parede mais neutro, que não entre em conflito com as presentes.

Papel de Parede no Teto

papel de parede por metro para teto

Colando o papel no teto é possível estabelecer uma nova dinâmica visual no ambiente. Revestindo tudo, ou aplicando apenas em detalhes, esta parte importante da casa pode equilibrar as dimensões, tornando-se um elemento de impacto.

Em locais como o hall de entrada e os corredores, por exemplo, o ideal é usar algo mais divertido e ousado, já que estes espaços, embora esquecidos, são uma parte fundamental na decoração, quase responsáveis pela primeira impressão. Se o teto escolhido for o do quarto, o ideal é escolher padronagens delicadas, para não atrapalhar o sono.

Quanto mais claro o teto for, maior a sensação de um cômodo maior. Por isso, se ele for pequeno, escolha estampas claras, que o deixarão mais amplo. O mesmo serve se o pé-direito não for muito alto: evite os tons escuros.

Um Chão Novinho em Folha

piso-vinilico-no-chao-

Para o chão piso vinílico é o mais indicado. Impermeável, de fácil aplicação e limpeza, esse tipo de papel, como já comentamos aqui no blog, é ideal para quem busca uma alternativa mais em conta, quando comparado às outras soluções encontradas no mercado.

Podendo ser aplicado diretamente no piso, esse tipo de revestimento pode dar a aparência de madeira, cimento ou pedra que você procura.

Invista nos Detalhes

papel de parede por metro para moveis

Não é preciso aplicar o papel de parede no cômodo todo para ter aquela decoração dos sonhos. Uma dica é usar o papel em algum detalhe para fazer um composé, misturando diferentes estampas ou texturas.

No quarto, por exemplo, é interessante coloca-lo apenas na cabeceira da cama, ajudando a criar uma moldura para a cama. Além disso, como não fica no campo de visão de quem está deitado, as chances de enjoar da estampa são bem menores.

Para guiar a escolha do papel, opte por uma cor já presente no ambiente e, se ficar na dúvida, sempre escolha cores neutras e padrões mais discretos.

Papel de Parede para Móveis

papel de parede por metro para moveis

O papel de parede é uma alternativa simples e barata de mudar a aparência dos móveis. O processo de aplicação é o mesmo utilizado na parede. Se o móvel for de MDF ou de madeira lixada, o ideal é utilizar cola em spray.

Agora se o móvel for pintado, utilize a cola branca, mas fique de olho na fórmula, pois as que contêm ácido deixam o papel amarelado com o tempo.

Além disso, dá pra forrar outras coisas, como caixas, mesas, cadeiras, portas de armários, a cúpula de um abajur ou o que você quiser. Com um pouco de papel já dá pra fazer maravilhas!

Meça Tudo!

papel de parede por metro medidas

Se depois dessas dicas, você ainda tiver que comprar uma grande quantidade de papel, garanta que está comprando a quantidade certa pegando as medidas da superfície onde ele será aplicado, para não exceder os custos. Mas como fazemos isso? Em um post anterior, com as perguntas mais frequentes sobre papel de parede, já respondemos a esta pergunta, mas não custa nada reforçar, não é?

comprar papel de parede

Para calcular a quantidade de papel de parede necessário, você pode multiplicar a largura da parede pela altura da parede, sem descontar as janelas e as portas. Assim você encontrará o metro quadrado.

Se você escolher um papel de parede liso ou com desenhos simples, como listras verticais ou textura homogênea, por exemplo, divida o metro quadrado por 4,5. Se você optar por um papel de parede com desenhos florais, geométricos ou com texturas mais complexas, divida o metro quadrado por 4,0. Assim você garante que os desenhos irão “casar”, se encontrar na aplicação entre uma faixa e outra.

Por exemplo, se formos aplicar o papel em uma parede de 5 metros de largura por 3 metros de altura, teremos 15 metros quadrados.

 

 

Então, para aplicar um papel de parede liso ou simples você precisará de 4 rolos (15 ÷ 4,5 =3,33), pois quando a medida é quebrada, arredondamos para cima. Já para aplicar um papel de parede geométrico você também precisará de 4 rolos : (15 ÷ 4,0 = 3,75). Sempre compre um pouco mais do que o necessário, pois na instalação, será necessário sobrar alguns centímetros em cima e embaixo da superfície.

Aqui você encontra uma calculadora online super prática para fazer esses cálculos, sem complicação.

É importante lembrar que se for necessário comprar mais de um rolo do mesmo papel, compre sempre do mesmo lote e sequência ou do mesmo número de série e partida. Isso irá garantir que o papel tenha sido impresso no mesmo dia, evitando diferenças de cor e tonalidade.

papel de parede barato em promocao

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

One Comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *