Conheça Tudo Sobre o Piso Vinílico (PVC)
Mapa do conteúdo
O PVC pode ser o chão que você precisa!
Para muitas pessoas que moram em apartamento ou casas de alvenaria e sonham com um chão de madeira, o piso Vinílico, também conhecido como PVC, é a solução. Ele pode ser aplicado diretamente no contra piso, e possui uma variedade grande de estampas, podendo imitar a madeira ou até pedras.
Além disso, este tipo de piso tem um revestimento de alto relevo que é resistente as variáveis temperaturas e aos desgastes do dia a dia. As opções de cores e tons do PVC são simplesmente infinitas, decorando o chão da sua casa exatamente do jeito que você deseja.
É por isso que nesse post vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o piso vinílico.
Tem interesse em colocá-lo em sua casa? Então esse texto é perfeito para você!
Benefícios do Piso Vinílico PVC
Além de bonito, o piso de PVC possui diversos benefícios que o diferencia do piso normal, o cerâmico. Confira:
• Revestimento resistente de alta durabilidade;
• Revestimento térmico que ajuda a manter temperaturas agradáveis;
• Facilidade de limpar;
• Antialérgico;
• Instalação rápida e fácil;
• Ecologicamente correto;
• Moderno e natural;
• Confortável e macio;
• Inúmeras variedades de cor e estampas;
• Boa absorção de som;
Além disso, é uma ótima opção para quem gosta de estar em contato com a natureza, e pela necessidade de viver em uma grande cidade isso não se faz possível. Com as estampas de madeiras e pedras, a sua casa ganha um ar mais natural e charmoso.
Dica: Se desejar utilizar o piso PVC na sua casa inteira, use as inúmeras opções de cores para decorar os diferentes cômodos.
Os tipos de Pisos Vinílicos de PVC
Assim como os papéis de parede, o piso de PVC também possui diferentes tipos, cada um sendo mais indicado para uma aplicação específica.
Confira os tipos de piso vinílico:
– PVC Autoadesivo: o tipo autocolante é de fácil aplicação, pois basta apenas destacar o filme da parte de trás e colar diretamente no contrapiso.
– PVC Colado: este tipo de PVC necessita ser colado com uma cola específica do material.
– PVC Click: o PVC click é o tipo mais prático e fácil de instalar, pois basta apenas encaixar cada peça diretamente no contrapiso, não necessitando da utilização de cola. O encaixe é perfeito e deixa o acabamento sem falhas. O melhor do Click é que ele pode ser retirado e reutilizado.
Dica: Se você quer simplesmente testar o piso PVC em diferentes ambientes, invista no PVC Click que é completamente reutilizável!
Hora de Instalar o Piso Vinílico
Apesar de ser fácil, a sua instalação necessita de um profissional para que o resultado final seja satisfatório.
É importante que no momento da aplicação o contrapiso esteja limpo, sem falhas e não apresente nenhuma elevação, estando totalmente nivelado. O piso PVC pode ser aplicado sobre o piso cerâmico, porcelanato ou cimento queimado.
Caso o contrapiso for de cerâmica ou porcelanato, passe a massa niveladora para nivelar as imperfeições. Se o contrapiso for brilhante, passe um primer antes da massa niveladora para que melhore a aderência.
Dica: Um cuidado importante na área de instalação do piso PVC é evitar áreas externas com muita exposição direta ao sol. A cor do piso irá alterar com a forte e contínua exposição aos raios solares.
Como Limpar o Piso PVC?
A limpeza do piso vinílico é fácil e rápida. No dia-a-dia, varra por cima do piso ou passe um pano úmido com um rodo. Caso queira fazer uma limpeza mais profunda, passe um pano molhado com detergente neutro diluído em água!
Dica: Evite a utilização de produtos fortes como a acetona sobre o piso PVC, pois isso pode acarretar em um estrago do revestimento.
É importante ressaltar que o piso vinílico não pode ficar submerso. Isso significa que ele pode ser limpo normalmente, mas a água utilizada nesse processo deve ser removida imediatamente.
Com durabilidade que pode ser de até 15 anos, o piso vinílico é um material muito versátil e pode ser aplicado em quase todos os cômodos da casa.
Mas é preciso saber como cuidar desse tipo de material para garantir a sua durabilidade, brilho e beleza.
Aguarde para fazer a primeira limpeza
Após a instalação do piso vinílico é necessário esperar cinco dias para fazer a primeira limpeza no revestimento.
No entanto, mesmo depois deste período, é preciso tomar cuidado para não remover a cola e a película de proteção do revestimento.
Cuidado com o sol e as áreas externas
Os pisos vinílicos não são recomendados para as áreas externas. Eles até resistem à chuva se forem colado com adesivo duplo de contato, mas o contato direto com o sol pode fazer com que o piso desbote, resseque, deforme e descole.
Também é preciso tomar cuidado dentro de casa. Em áreas que ficam expostas ao sol, próximas à janela, por exemplo, recomenda-se a utilização de cortinas para os horários com maior incidência de luz.
Não utilize produtos abrasivos
Produtos abrasivos como saponáceos, solventes e palhas de aço devem ser evitados na limpeza do piso vinílico.
Evite a utilização de ceras também. Aparentemente, elas dão um visual bonito ao piso, mas com o tempo, a cera acaba ficando acumulada, formando uma camada de gordura no piso. Essa camada ainda pode facilitar a absorção de sujeira.
Pise firme no PVC
Agora que você viu que o único aspecto complicado do piso vinílico é a sigla PVC, invista mais nesse tipo de material nos ambientes internos da sua casa.
Use e abuse das cores e estampas que o piso de PVC oferece, decorando diversos tipos de ambientes, como quartos, salas e até escritórios comerciais.
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o Piso Vinílico? Escreva nos comentários, será um prazer falar com você!
Compre os melhores pisos vinílicos na Dero Decor e ganhe 10% de desconto na primeira compra.
Fique ligado que voltaremos muito em breve com muitas dicas como essa. Até mais!