modelos de papeis de parede

Decoração

O Papel de Parede e suas Possibilidades em modelos para decoração para sala

papel de parede barato em promocao

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votes, average: 4,81 out of 5)
Loading...

Quando ouvimos falar em modelos de papel de parede, é difícil não nos lembrarmos da decoração feita em casas antigas da década passada, mas a verdade é que essa técnica de revitalização de ambientes nunca saiu de moda. São infinitas as suas opções, atendendo os mais diferentes gostos, estilos e ambientes.

Dessa forma, ele se adéqua ao local dando mais vida, personalidades às paredes e ajudando a compor um visual único ao ambiente.

Existem muitos estilos de papéis de parede, como o  papel de parede de listra, estampas, papel de parede que imitam madeira, tijolos e até papel de parede com texturas,  assim é muito mais fácil criar um espaço exclusivo e sofisticado, sem precisar gastar muito e com pouca mão de obra.

Conheça todos os modelos de papel de parede

É por isso que nesse post vamos explicar para você os tipos de papéis de parede que existem e a facilidade que é instalá-los, pois não é necessário grandes ferramentas ou conhecimento em obras, é um processo simples, rápido e com um resultado surpreendente.

Quer aprender? Então vamos lá!

Tipos de Papel de Parede – Conheça os diversos Modelos

modelos de papel de parede

Diferente do que muitos pensam, o papel de parede pode ser usado em outros lugares, não somente em paredes. Pode ser utilizado em superfícies lisas, como portas de armários, escadas e até ser utiliza papel de parede em móveis como cadeiras e mesas, são infinitas as possibilidades e tudo vai depender da criatividade de quem aplica.

Para suprir essa demanda, existem também diversos tipos de papéis de parede, um específico para cada situação. Confira abaixo os tipos de papéis mais comuns para a decoração:

Papel de Parede Vinílico

O papel de parede vinílico tem a estampa impressa na superfície de plástico que é colada ao papel para facilitar a instalação. Essa união de materiais é exatamente o que torna o papel de parede vinílico tão resistente, fácil de cuidar e de remover. Este tipo de papel é ideal para locais com bastante umidade como o banheiro e a cozinha.

Para instalar o papel de parede vinílico basta utilizar a cola em pó, é facilmente encontrada em lojas de construção e também na Dero Decor. Para limpar basta utilizar um pano umedecido e detergente neutro, este modelo de papel de parede é ideal para quem busca facilidade de limpeza, resistência e durabilidade.

modelos em rolo de papel de parede

Papel de Parede em Alto Relevo

modelos de papel de parede em alto relevo

O papel de parede em relevo destaca-se por sua camada com relevos modelados, que podem ser pintados depois da instalação. Eles são ideais para cobrir imperfeições nas paredes, como rachaduras, por exemplo.

O papel de parede em relevo é facilmente instalado com cola em pó, só é preciso tomar cuidado para não pressionar e danificar os relevos no momento da instalação, além disso, para a limpeza, o ideal é utilizar um pano umedecido, com muito cuidado.

modelos de papel de parede para decoração

Papel de Parede Vinilico de Tecido

O papel de parede de tecido é bastante durável e pode ser utilizado em áreas de grande tráfego. A parte interna deste revestimento é coberta de tecido ao invés de papel.

Como o papel de parede vinílico, este papel também é revestido com plástico vinilico e pode ser utilizado em quase todos os tipos de ambiente.

Papel de parede de tecido

O papel de parede tecido é considerado o de maior qualidade, mas também o mais difícil de ser instalado. Esse tipo de papel não vem pré-colado, sendo preciso muito cuidado e atenção na hora da aplicação para que nenhuma bolha de ar permaneça estragando o resultado.

modelos de papel de parede

Papel de Parede Alumínio

modelos de papel de paredemodelos de papel de parede

O papel de parede de alumínio, também conhecido como foil wallpaper, é caracterizado pelos seus tons metálicos. A estampa é impressa em cima da camada metálica, mostrando os lindos detalhes brilhantes.

É importante ressaltar que os detalhes metálicos deste revestimento deixam qualquer imperfeição da parede bem exposta, por conta dos reflexos que emitem. Portanto, a parede onde este tipo de papel de parede será colocado deve estar lisinha sem nenhuma imperfeição. Este tipo de papel de parede pode ser encontrado com a base traseira fabricada em tecido, fibra de vidro ou papel.

Papel de Parede Temporário

É perfeito para dar um ar novo no ambiente de maneira temporária. É só colar na parede limpa e uniforme, e quando quiser retirar, simplesmente descolar para remover. Este tipo de papel é indicado para quem mora em residências alugadas.

modelos de papel de parede

Papel de Parede Destacável e Removível

O papel de parede destacável pode ser facilmente retirado de cima para baixo. A pequena quantidade que permanecerá na parede é facilmente retirada com uma esponja e água morna. Já o papel removível é retirado sem deixar nenhum resto na parede.

modelos de papel de parede

Papel de Parede Grasscloth

O papel de parede grasscloth é feito de fibras naturais que não se limitam ao grasscloth, como cânhamo, juta, cana e araruta. A textura obtida com este revestimento é impressionante e sutil.

Diferente dos outros papéis, este tipo de papel não precisa ter desenhos alinhados, o que o torna um pouco mais fácil de ser instalado. Porém, a sua delicadeza requer bastante cuidado.

A parede deve estar limpa e sem manchas, pois a transparência do papel de parede grasscloth deixará visível qualquer tinha ou sujeira restante.

modelos de papel de parede

Aproveite e veja também:

Este tipo de papel de parede não é lavável e a remoção deve ser feita com o papel úmido. O papel de parede grasscloth é recomendado para quartos e sala de jantar.

Papel de parede grasscloth vinílico

modelos de papel de parede

Existem também o papel de parede grasscloth vinílico que nada mais é que uma imitação do grasscloth em cima de uma camada de tecido. Este tem os mesmos benefícios visuais do grasscloth aliados à durabilidade, resistência e facilidade de limpeza do papel de parede vinílico.

Papel de parede flock

O papel de parede flock é reconhecido pela sua camada parecida com a do veludo que cria um efeito tridimensional. Ele é impresso em uma camada de papel, no entanto, requer bastante cuidado na instalação, já que a cola do papel de parede pode permanentemente manchar a superfície.

Por ser bastante delicado e não lavável, é preciso decidir com cautela o local onde este papel de parede será aplicado. A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, a remoção do papel de parede flock tornou-se muito mais fácil, diferente do que era visto em versões mais antigas.

Papel de parede de seda

modelos de papel de parede de seda

Assim como o papel de parede flock, o papel de parede de seda é bastante delicado e deve ser instalado com muito cuidado, pois pode ficar manchado. O papel de seda é feito com fios em uma camada de papel, que cria uma textura leve e elegante.

A delicadeza deste papel de parede requer que o ambiente onde ele será aplicado seja meticulosamente escolhido para garantir a sua beleza e durabilidade. É importante ressaltar que o papel de parede de seda não é lavável.

Papel de Parede Resistente à umidade

Este é sempre a melhor opção para banheiros e cozinhas, pois alguns são laváveis e até a prova de mofo. Porém, lembre-se de checar as recomendações do fabricante antes de instalar.

modelos de papel de parede

Dica: Mesmo morando em casas e apartamentos alugados você pode decorar o ambiente do seu jeito. Nesse caso, o mais indicado é que utilize o papel de parede temporário, pois é mais fácil de instalar e remover.

Estampas de Papel de Parede

modelos de estampas para papel de parede

Além dos diferentes tipos de papéis de parede, para as mais diversas aplicações, é possível ainda encontrar uma infinidade de estampas e texturas.

Sabendo que uma casa tem vários ambientes, é preciso decorar cada um de um jeito único. Por isso existem estampas que se adequam a cada um desses locais, tornando a parede um item a mais de decoração, assim como uma mesa de centro ou um abajur.

Dessa forma, separamos os nove melhores tipos de estampa de papéis de parede para decorar a sua casa de maneira rápida e elegante. Confira:

1. Floral & Botânico: estilo com flores e plantas, que tem como tema principal a natureza.
2. Listrado: elaborado com artes listradas, dando um ar vintage ao ambiente.
3. Trellis: estampa geométrica com formatos simples e repetidos, ideal para ambientes modernos.
4. Damask: estampa com um ar clássico e nobre, sendo repetida no papel diversas vezes.
5. Toile: desenhos de pessoas e paisagens da natureza em um estilo mais antiquado e vintage.
6. Paisley: utiliza o desenho do paisley como base para misturar as estampas.
7. Cênico: estampa com desenhos e detalhes de paisagens.
8. Arlequim: é um estilo mais criativo, pois tem como base o formato de um diamante com infinitas possibilidades de variações.
9. Trompe L’oeil: este pode ter efeito de pedra, madeira ou pelos de animais, sempre dando uma ilusão de ótica tridimensional.

modelos de estampas para papel de parede
modelos de estampas para papel de parede

Dica: Seja criativo e misture as estampas no mesmo ambiente. Preste atenção apenas para utilizar tons de cor parecidos.

Como Comprar o Papel de Parede Certo

Depois de escolher qual o tipo de papel é mais adequado para a sua casa e conhecer os diversos tipos de estampas, escolhendo os que mais combinam com a sua personalidade e estilo, é hora de ir as compras.

Esse é um dos momentos que você precisa de atenção, pois é preciso determinar o quanto de papel de parede você irá precisar. Para saber isso você deve medir a altura e o comprimento de cada parede em que o papel será aplicado, para então poder calcular o metro quadrado necessário para ambientar toda a área.

Papel de parede por metro

É importante você prestar atenção na metragem de cada rolo, para que não falte papel de parede na hora da aplicação. É aconselhável que você compre um pouco a mais, pois os papéis de parede são produzidos em uma “fornada”, e não há garantia de que uma outra fornada tenha a mesma tonalidade que a antiga.

Já imaginou uma parede com duas tonalidades de papel? Evite isso e compre um pouco extra. É importante sempre ter o mesmo papel de parede em estoque em casa caso haja algum estrago, mofo, arranhão, ou outro acidente.

Como Aplicar o Papel de Parede

papel-de-parede-colocacao

Diferente de uma pintura, onde a casa fica uma bagunça e o cheiro de tinta fica predominando o ar por dias, a instalação de papel de parede é um processo simples e rápido.

Pensando assim, para que você consiga fazer isso sem auxilio de nenhum outro profissional, separamos algumas dicas essenciais. É importante segui-las para garantir um resultado positivo em sua aplicação.

Vamos lá:

  • Remova todas as placas, quadros ou arte da parede. Se certifique de que a eletricidade da parte da casa/apartamento foi desligada, já que água é utilizada no processo de instalação.
  • Limpe a superfície onde o papel será instalado. Certifique-se de ter coberto qualquer buraco e preste atenção se há mofo. O problema do mofo pode piorar significantemente se não for tratado antes de colar o papel de parede.
  • Prepare a parede para que ela fique lisa, uniforme e sem buracos ou relevos. Isso facilitará a instalação do papel de parede e evitará que apareça qualquer defeito.
  • Desenhe linhas na parede, elas servirão como guias para que você instale o papel de forma reta. Quando estiver desenhando as linhas, deixe 5cm de sobra em cima e embaixo.
  • Corte o papel de acordo com o comprimento da parede e com a adição de 5cm em cima e embaixo. Depois de cortar o pedaço, aplique a cola na parte de trás ou siga as instruções do fabricante. Vá dobrando as partes que você já aplicou cola.
  • Instale o papel de parede começando pelo topo, deixando os 5cm sobrando. Essa sobra permite que as linhas sejam retas, pois serão retiradas no final.
  • Use um pincel de papel de parede para nivelar o papel e tirar as bolhas. Sempre comece pincelando delicadamente do centro para fora.
  • Repita esse processo com cada pedaço de papel, lembrando sempre de se certificar que as estampas e as bordas estão alinhadas. Use o rolo de pressão entre as bordas. Depois de terminar, limpe o excesso de cola com uma esponja úmida e corte as sobras.

Dica: Se bolhas se formarem ao colar o papel de parede, utilize o pincel do centro para fora para removê-las. Se o pincel não ajudar, retire o papel de parede delicadamente enquanto a cola ainda não estiver seca e cole novamente, reiniciando todo o processo de pincelagem.

Trabalho Terminado

Após terminar a aplicação você verá que não é difícil aplicar o papel de parede sem a ajuda de um profissional. Além disso, o cantinho decorado terá ainda mais da sua personalidade, pois você participou de todo o processo, desde a escolha do tipo de papel, escolha da estampa e a instalação.

Utilize a sua criatividade e invente novos lugares para aplicar o papel de parede, dessa forma você dará uma identidade única a sua casa. Certamente ficará tudo lindo!

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de instalação? Escreva nos comentários, será um prazer conversar com você!

Fique ligado no nosso blog, pois teremos muitos conteúdos como esse. Até mais!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Saiba como usar papel de parede para decorar seus móveis

Os móveis são itens fundamentais em nossas casas e escritórios, proporcionando conforto e funcionalidade. Mas você já pensou em dar uma...

0 Comentários
25/04/2023

4 Dicas para acertar na escolha do papel de parede para sua casa

Decorar a casa é uma das atividades mais gostosas de ser realizada, principalmente porque traz um aspecto novo para o lar, deixando-o mais ...

1 Comentários
21/02/2023

Redecore tudo Sem Sair de Casa – Black Friday Dero Decor

Com a chegada do fim de ano, a maioria das pessoas aproveitam o espírito de renovação para reformar a sua casa, conferindo a todos os amb...

0 Comentários
31/10/2022

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos