Papéis de Parede

Maneiras de Conservar o Papel de Parede por Mais Tempo

papel de parede barato em promocao

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

limpar papel de parede

O papel de parede é uma alternativa versátil, prática e barata de mudar a decoração de ambientes como o quarto, a sala, a cozinha e o banheiro, deixando-os aconchegantes sem a necessidade de quebrar as paredes ou fazer grandes obras.

Porém, diferente da tinta e dos revestimentos, como o azulejo e o porcelanato, o papel de parede exige alguns cuidados específicos para que a decoração continue linda com o passar do tempo.

Preparo da Parede

limpar papel de parede

Os cuidados com a durabilidade têm início antes mesmo da existência do papel de parede, com a limpeza do local onde ele será aplicado. Comece eliminando qualquer sinal de mofo e umidade. Quando não tratados, estes problemas só tendem a piorar, danificando o papel de parede rapidamente.

Depois, cubra rachaduras e lixe imperfeições a fim de uniformizar toda a superfície. Quando isso não é feito, os buracos e ondulações ficam ainda mais evidentes e podem danificar o papel de parede, como já explicamos neste post.

O papel jamais pode ser colado diretamente sobre o reboco, por isso, realize o acabamento da parede antes de aplicá-lo. Depois disso, espere algumas semanas para aplicar o papel de parede, desta maneira, quando quiser trocá-lo, a pintura não será danificada.

Depois de preparar a parede, limpe toda a superfície com um pano com álcool. Quando presentes, o pó e a poeira podem fazer com que o papel descole com facilidade.

 

Aplicação do Papel

aplicar papel de parede

Desde a preparação da parede até a aplicação, cada processo influenciará na longevidade e aparência do papel.

Ao definir a parede onde o papel será aplicado, atente-se a presença de sol e evite colar o papel nas áreas que recebem luz direta, já que a luminosidade pode descolorir o papel de parede. Por isso, opte por colar o papel nas paredes laterais ou naquela onde se encontra a janela.

Para colar o papel de parede, use uma cola especifica. Geralmente vendidas em pó, elas aumentam a vida útil do papel e facilitam sua remoção quando o papel de parede estiver velho. Para utilizar a cola, misture-a com água, de acordo com as instruções do fabricante, cerca de 2 horas antes da aplicação.

Use um pincel de papel de parede para nivelar o papel e tirar as bolhas. O pincel é um material próprio para aplicação e é facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. Para evitar que o papel de parede rasque ou sofra algum tipo de dano, sempre pincele delicadamente, do centro para fora.

Para definir a quantidade de papel necessária para a sua parede, você pode conferir este post, com dicas de como calcular o tamanho do papel.

 

Como Limpar Papel de Parede

limpeza de papel de parede

Os papéis de parede vinílicos podem ser limpos periodicamente, mas é preciso tomar alguns cuidados. Para realizar a limpeza, utilize apenas um pano úmido e detergente neutro dissolvido em água.

comprar papel de parede

Note que o pano deve estar apenas úmido, e não molhado. Um pano com água demais vai deixar o papel muito frágil, portanto, mais vulnerável a estragos. Depois, para evitar o aparecimento de manchas, seque toda a parede com um pano seco.

Você também pode utilizar um rodo de chão com um pano úmido e passar levemente sobre o papel de parede, sempre no mesmo sentido, para fazer a limpeza. Para tirar o pó, recomendamos passar um pano seco, espanador, ou até passar o aspirador de pó com o encaixe da escova macia.

Para manter a beleza do seu papel de parede, jamais use sabão em pó, detergente e outros produtos químicos, pois eles causam desgaste. E, caso o papel de parede manche, faça uma bolinha com miolo de pão e passe em cima da mancha com movimentos verticais e delicados.

 

Outros Cuidados com o Papel de Parede

cuidados-com-papel-de-parede

Além da aplicação e da limpeza, outros cuidado devem ser tomados para manter a durabilidade do papel de parede.

Comece evitando a aplicação do papel de parede em áreas muito úmidas como o box do chuveiro ou em paredes com torneira. Mesmo sendo fabricado em material vinílico, o papel de parede, quando em contato prolongado e direto com a água, pode estragar. Além disso, evite tomar banhos muito longos, pois o vapor também pode danificar o papel de parede.

Para evitar que o papel de parede seja arranhado ou rasgado, proteja as quinas dos móveis que possam ter contato com o revestimento. Além disso, se os cantos do papel descolarem, não se desespere. Pegue uma cola branca e cole a pontinha novamente, sem mistério.

Vale lembrar que cada tipo de papel de parede tem cuidados diferentes. As dicas acima são para o papel de parede vinílico, que é uma das opções mais resistentes e duráveis do mercado atual.

Cuidar do seu papel de parede requer pouquíssimo esforço e investimento e, com estas dicas, ele certamente terá uma vida útil prolongada.

E você, o que faz para aproveitar ao máximo a vida útil do seu papel de parede? Conta pra gente!

papel de parede barato em promocao

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Sabia como utilizar parede de pedra na decoração

Paredes com texturas de pedras são uma tendência que vem crescendo cada vez mais no universo da decoração, trazendo ar de sofisticação...

0 Comentários
01/06/2023

Saiba quais são os melhores  tipos de papel de parede

O papel de parede caiu nas graças do brasileiro porque é prático na aplicação, fácil na hora de limpar e possui uma grande variedade d...

0 Comentários
30/03/2023

4 elegantes papéis de parede para usar na decoração clássica 

Escolhemos a dedo quatro papéis de papéis de parede que trarão aos seus ambientes todo ar arrojado, elegante e atemporal que uma decoraç...

2 Comentários
02/03/2023

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos