o que é maximalismo

Decoração

Mais é mais: Descubra o que é maximalismo

papel de parede barato em promocao

Se você nunca conseguiu seguir a regra do “menos é mais” na decoração, não se preocupe, chegou a hora de você saber o que é maximalismo. Ao contrário do minimalismo, o maximalismo surge como um estilo que proporciona uma maior liberdade ao decorar, quase beirando ao exagero, com muitas cores, estampas e combinações. Então, se você se identifica com um estilo mais ousado e irreverente, a decoração maximalista é pra você!

Mesmo com tantas combinações e elementos visuais, a decoração maximalista não impede de obter um ambiente harmônico e aconchegante assim como no minimalismo. A equipe da Dero Decor preparou esse texto para explicar melhor o que é maximalismo e como você pode se inspirar nesse estilo na hora de decorar sua casa. Continue a leitura e se surpreenda com a decoração maximalista!

O que é maximalismo?

O estilo maximalista surgiu por volta da década de 1960 na contramão da tendência minimalista e inspirado pelos movimentos culturais e artísticos da época. Muitos arquitetos e designers estavam cansados das regras do minimalismo e começaram a dizer que “o menos é chato”, assim, o “mais é mais” foi ganhando espaço na decoração de ambientes.

O maximalismo aproveita todo o espaço disponível no ambiente para decorar com mobílias, aplicações e peças de decoração extravagantes. Apesar da decoração maximalista ser extravagante, não significa que a decoração maximalista seja desorganizada. Muito pelo contrário: é essencial ter bom gosto para fazer a dosagem ideal no ambiente. O contraste e a complementação também são características predominantes desse estilo.

Mas não se preocupe, não existe uma regra para escolha de cores, estilos, estampas e itens de decoração. Você deve soltar a imaginação na hora de escolher o que vai compor o seu ambiente maximalista. Sofá de cores vibrantes, tapetes irreverentes e papéis de paredes ousados são os grandes aliados para compor uma decoração maximalista.

Uma das principais vantagens do maximalismo é que você pode aproveitar a decoração para expressar quem você é e qual a sua história.

decoração maximalista

Quanto mais melhor: se inspire no maximalismo para decorar sua casa

Apesar da decoração maximalista valorizar o estilo e gosto de quem está decorando, ainda é possível identificar algumas características que são próprias desse estilo. Vejamos algumas delas a seguir.

Cores

As cores são uma das principais características da decoração maximalista. Você pode ousar e abusar na hora de escolher as cores, não precisando seguir uma paleta única ou tons mais suaves como no minimalismo.

Por exemplo, se você tem um armário amarelo, pode trabalhar com cores análogas na decoração ou nos papéis de paredes, como o vermelho ou laranja, ou com cores complementares, como o roxo e azul. A intensidade e a ousadia são duas características marcantes no maximalismo e costumam ser expressadas principalmente pelas cores.

Móveis e decorações

Uma das principais vantagens do maximalismo é que você pode misturar diferentes estilos na hora de decorar. Como não é necessário seguir um padrão, você pode misturar peças clássicas, com móveis barrocos e quadros modernos. Plantas também dão um toque irreverente e vida ao ambiente.

Móveis grandes e sobreposição de texturas e estampas também são permitidos! Por isso use sua criatividade para misturar papéis de parede estampados, cortinas coloridas e tapetes bem detalhados para combinar diferentes estilos e tendências na sua casa.

maximalismo na decoração

 

Paredes

As paredes são uma das formas mais eficientes de se expressar com uma decoração maximalista. Você pode decorá-las de duas formas: quadros e itens decorativos ou com cores e estampas.

No primeiro caso, é interessante apostar em uma parede com tom mais neutro para dar destaque aos quadros e itens decorativos. Mas o neutro não precisa ser sem graça! Você pode inovar e apostar em papéis de paredes para dar um toque moderno. Já pensou que charme ficaria uma parede cheia de quadros com um papel de parede marmorite colorido? No segundo caso, as cores vivas e as estampas vão super de encontro com a variedade e versatilidade dos papéis de parede. São diversas possibilidades! Você pode escolher um papel de parede geométrico para dar um toque mais moderno ou um papel de parede arabesco para uma pegada mais barroca. Os papéis de parede lisos também são bem-vindos. É só escolher sua cor preferida para dar vida ao ambiente maximalista. 

Em nosso blog temos alguns textos que podem te auxiliar a aplicar papel de parede depois que você escolher o seu preferido para compor a sua decoração maximalista!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Home bar: Aprenda como montar um bar em casa!

Quem gosta de aproveitar a companhia dos amigos para celebrar momentos de encontros regados a bons drinks, sabe a importância de se ter um ...

0 Comentários
16/05/2022

5 ideias para decoração de varanda pequena

Poucas pessoas sabem que a varanda pode ganhar uma decoração moderna e elegante, garantindo mais beleza e sofisticação para o apartament...

0 Comentários
26/04/2022

Confira 5 plantas fáceis de cuidar para decorar a casa!

Quando o assunto é decoração, as plantas são um dos itens mais buscados. Elas fazem parte do desejo e do gosto popular porque proporcion...

0 Comentários
19/04/2022

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos