ideias-para-decorar-sala-de-apartamento

Decoração

Ideias para decorar sala de apartamento

Quem tem apartamento sabe que organizar o espaço é desafio dos grandes e que é preciso muita criatividade para escolher os móveis e aproveitar cada metro quadrado dos cômodos. Essa dificuldade só aumenta quando falamos sobre ideias para decorar sala de estar.

Isso porque o cômodo é um dos preferidos para descansar, assistir televisão e receber amigos e parentes, não é verdade? É, também, um dos mais detalhados, onde gostamos de enfeitar com quadros, tapetes, cortinas e móveis decorados. O intuito é deixar o ambiente gostoso, aconchegante e acolhedor.

Nosso objetivo com este post, portanto, é apresentar algumas ideias para você decorar sua sala de modo impecável, inovador e moderno. Acompanhe os tópicos a seguir e veja como é possível ampliar sua living room!

Modelo dos móveis

A escolha dos móveis é o primeiro passo para aproveitar o espaço e decorar a sala. Eles devem ser adequados às metragens do cômodo e jamais podem atrapalhar a locomoção. Por isso, se você ainda está no processo de planejamento, é preciso se atentar e conferir as medidas exatas para não errar.

O ideal é a escolha de modelos mais baixos e de linhas retas. Além de serem modernos, não carregam o ambiente e ainda aumentam a sensação de amplitude. Outra dica é optar por móveis com menos profundidade e que facilitem a circulação das pessoas pela sala.

Ideias para decorar sala com móveis multifuncionais

É importante também escolher materiais que oferecem diversas funcionalidades. Um exemplo é o painel de TV que, além de exercer função decorativa, esconde fios e ocupa pouco espaço. Abaixo dele, aliás, cabe um rack com medidas similares, cuja extensão pode servir como divisória com a cozinha e ao mesmo tempo como adega e mesa para refeições rápidas.

Móveis com linhas retas também são opções interessantes para decorar salas pequenas e manter o ambiente organizado, amplo e clean. Nesse sentido, opte por sofá e rack com essas características e utilize puffs, pois são fáceis de posicionar e ainda servem como mesas de centro, lateral ou assentos.

Posicionamento dos móveis

Já deu para perceber que um dos principais segredos para uma boa otimização de espaço e ideias para decorar sala está na disposição dos móveis, não é mesmo? Logo, em ambientes apertados, é primordial encontrar o posicionamento adequado da mobília.

Em uma sala com formato retangular, por exemplo, o ideal é posicionar o lado maior dos móveis junto às paredes mais espaçosas para facilitar a circulação e a permanência das pessoas.

Cores do ambiente

Não podemos nos esquecer das cores do ambiente, elas são essenciais para decorar a sala e dar aquela sensação de amplitude que quem mora em apartamento pequeno tanto deseja. Arquitetos e designers de interiores recomendam o uso de cores neutras e claras, pois elas mantêm o espaço clássico e clean.

Portanto, deixe que as cores mais claras predominem nas paredes e teto. Já para as peças maiores, como o sofá, as cores neutras são as ideias e aceitam tonalidades mais escuras. Preto, branco, bege, cinza e marrom são alguns exemplos de base visual que transmite neutralidade. No caso de objetos menores, como almofadas, poltronas, quadros e demais adornos, as cores vibrantes são aceitáveis, dependendo do gosto de cada pessoa.

Iluminação e papel de parede para decorar sala

Por fim, destacamos a importância da iluminação e do papel de parede na decoração de uma sala, pois tais elementos dão aquele toque final, combinam com os móveis, pintura e deixam o cômodo com a sua cara. E o melhor: eles são criativos, acessíveis e cabem no orçamento.

No caso da iluminação, o uso de luminárias é bem interessante e não exige forro de gesso — se a grana estiver curta e não permitir esse investimento, por exemplo. Lâmpadas e spots leds são modelos bastante utilizados.    

Já o papel de parede para sala tem sido uma das principais tendências ultimamente. A variedade de opções, a facilidade de aplicar o produto e a capacidade de alterar totalmente a cara do ambiente são as razões maiores de seu sucesso. Há modelos para todos os gostos, com cores, desenhos e combinações diferentes.

E aí, gostou das nossas ideias para decorar sala? Esperamos que sim e que elas sejam úteis para você deixar o cômodo aconchegante, acolhedor e com a sua cara. Aproveite e deixe nos comentários suas impressões, experiências, sugestões ou alguma dúvida sobre decoração!

Até o próximo post!

Artigos Relacionados

Espelhos na Decoração? Sim, veja nossas dicas!

Utilizar espelhos na decoração de uma casa ou apartamento é uma das principais recomendações de arquitetos e designers de interiores. I...

0 Comentários
22/04/2019

Quarto de bebê menina: veja como decorar

A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de um casal, especialmente para as mamães, pois é com elas que a criança cria o prim...

0 Comentários
02/04/2019

Como fazer decoração embaixo da escada

O que colocar como decoração embaixo da escada? Essa é a dúvida de muita gente no momento da reforma. Isso porque, geralmente, este espa...

0 Comentários
01/04/2019

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos