Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Estilo industrial – Saiba como aproveitar essa tendência



Estruturas expostas, espaços amplos e rudimentares, adornos minimalistas, elementos metalizados, ambientes integrados. Repleto de personalidade, o estilo industrial transformou-se em um dos mais requisitados e desejados no universo da decoração de interiores.

Sua origem se deu entre os anos 1950 e 1970, na cidade de Nova York, quando estúdios e galpões, repletos de tubulações, madeira, metal, tijolos e muito concreto aparente, começaram a ser reaproveitados para dar forma a lares contemporâneos.

De modo geral, não há muito segredo para compor espaços com estas características, mas é preciso se atentar à alguns detalhes, a fim de obter os melhores resultados possíveis. Começando pelas partes primárias.

 

Tijolos e cimento

As paredes funcionam como um plano de fundo para os demais elementos de decoração de um ambiente. Mas, no estilo industrial elas podem ocupar papel de destaque, com tijolos sem reboco e cimento sem cobertura. E se não for possível contar com uma parede inteira destes materiais, os papéis de parede que imitam tijolos ou cimento queimado são boas opções para fazer a substituição.

 

Deixe a estrutura aparente

A estrutura crua das construções, com encanamentos e vigas aparentes, funciona como a cereja do bolo para o estilo industrial. Quando colocados em evidência criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração. A dica, para não deixar os espaços sobrecarregados é inserir elementos leves e descontraídos, que equilibram o peso da estrutura exposta.

 

Dê preferência aos espaços amplos e integrados

Oriundos dos antigos galpões, os ambientes industriais costumam ser amplos, sem paredes para separar sala, cozinha e outras áreas de convivência. Tudo se funde em um único espaço, que acumula funções e praticidade. Pisos inferior e superior, por exemplo, dispensam divisórias que, sem isolar as pessoas passam a uni-las com conforto e praticidade.

 

 

Escolha materiais suaves para o acabamento

Para conferir suavidade ao visual rígido das estruturas industriais, invista em materiais naturais para o acabamento. A madeira crua nas prateleiras e mesas, a palha nas cadeiras, os tecidos macios como o algodão e a lã nas cortinas e sofá, e até mesmo o fake fur no tapete e almofadas. Um estilo que combina bastante com o industrial é o vintage, que dá um toque romântico à decoração e suaviza o ambiente.

 

Invista nos acessórios

Se você está interessado em adotar o estilo industrial, mas não pode se dar ao luxo de alterar a estrutura da casa, saiba que com uma rápida mudança nos acessórios será possível transformar os ares da decoração. Preto, branco e cinza, são as melhores cores para tal, já que parecem mais urbanas e remetem à infraestrutura das fábricas. Portanto, na hora de escolher acessórios e revestimento, priorize estes tons. As cores quentes podem ficar nos detalhes. Além disso, invista em lâmpadas e bancos de metal, com acabamento em materiais rudimentares e cores metálicas, como o cobre.

 

O importante é sempre se lembrar de contrapor os elementos, para que o ambiente não fique poluído visualmente. E você, o que acha deste estilo industrial? Escreva para a gente nos comentários!

 

Até a próxima!

 

Exit mobile version