Ambientes, Decoração, Dicas

7 dicas para decorar um apartamento pequeno

comprar papel de parede barato
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Tem quem ache que não é possível decorar um apartamento pequeno. Isso ocorre não apenas por questão de espaço, como também por questão de necessidade. Além disso, muitas pessoas não se sentem à vontade em decorar um espaço pequeno e acabam por torná-lo ainda menos aconchegante.

Para tirar essa má impressão e, de quebra, conceder um clima acolhedor ao seu lar, vamos oferecer algumas dicas para decoração de apartamentos pequenos. Você perceberá que não é preciso realizar grandes mudanças, mas sim atentar-se aos detalhes que realmente fazem diferença. Vejamos como isso é possível.

1 – Escolha móveis compactos para decorar um apartamento pequeno

Móveis compactos não são pequenos. Eles possuem o tamanho ideal para cobrir suas funções no apartamento sem apertar o espaço. Sofás que se transformam em camas, além de mesas e armários retráteis, são exemplos excelentes para garantir um espaço mais dinâmico.

2 – Móveis com múltiplas opções também são interessantes

Outra ótima alternativa, combinada a uma decoração de qualidade em apartamentos pequenos, são os móveis que possuam múltiplas funções. Diferente da sugestão anterior, em que um móvel se transforma em outro, estas opções conseguem acumular mais de uma função. Isso facilita, inclusive, a maneira de organizar a casa.

Estantes, armários ou mesmo pufes – que podem servir como descanso para os pés além da função de assento – são boas pedidas.

3 – Explore as possibilidades dos espelhos

Espelhos são uma forma, não apenas de facilitar os cuidados pessoais, como também de adicionar amplitude a um apartamento pequeno. Você pode adicionar um espelho tanto em guarda-roupas e armários, como em uma parede menos decorada da sala, por exemplo. Só não exagere.

4 – Valorize as cores claras

Cores escuras nas paredes ou no teto dão a impressão de que o local é ainda menor do que aparenta. Ao decorar um apartamento pequeno, explore tons de cores mais claros, principalmente na cozinha e no banheiro. O teto pode ter cores mais neutras, mas não deixe os tons claros de lado. Combinado à iluminação, o espaço se torna mais aconchegante.

5 – Faça bom uso da iluminação

Existem muitos apartamentos pequenos que possuem forro de gesso para iluminação. O problema é que, se o ambiente for muito pequeno, o local acaba mal iluminado e menor. Uma forma muito simples de explorar esse aspecto é trocar a iluminação por luminárias. Elas conseguem muito mais eficiência a preços mais acessíveis do que o forro de gesso. E combinado aos espelhos, tornam a experiência no local melhor.

6 – Circulação é tudo

Antes mesmo de escolher os móveis para o seu apartamento, faça uma boa checagem do local. Mesmo que você possa escolher opções mais flexíveis de móveis, sejam retráteis ou multifuncionais, eles se tornam um problema devido à falta de um encaixe adequado no apartamento. Portanto, tenha uma noção exata do local para não comprar itens desnecessários.

7 – Mantenha um único tipo de revestimento no piso

Uma forma simples de melhorar a circulação de um apartamento pequeno é quanto ao tipo de revestimento no piso. Além de optar por cores claras, que podem ser combinadas com as paredes e teto, é interessante que o mesmo piso seja aplicado em todo o apartamento, salvo o banheiro e, talvez, a cozinha. Isso torna o ambiente mais fluido e prático de se caminhar.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários quais são as dúvidas ao decorar um apartamento pequeno. Para muitos, esta pode ser a primeira experiência relacionada aos cuidados com o próprio lar, então nada mais natural do que tirar suas dúvidas.

 

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *