Dicas

Tutorial de como preparar cola para papel de parede

papel de parede barato em promocao

O papel de parede é uma excelente opção para quem deseja dar uma mudada no ambiente e caprichar na decoração sem gastar muito nem fazer sujeira. Mas eis que sempre surge aquela famosa pergunta: como preparar cola para papel de parede, afinal?

Você está com essa dúvida? Não sabe qual tipo de cola comprar, que material utilizar e tampouco por onde começar a preparação? Para resolver esse seu problema, preparamos um tutorial bastante prático que vai te ajudar nessa tarefa. 

Continue a leitura e confira o passo a passo de como preparar cola para papel de parede. Coloque as dicas em prática e arrase na decoração do seu lar!

Separe todo o material

O primeiro passo é saber o material necessário para o preparo da cola, não é mesmo? Na verdade, você precisa de poucos itens para fazer a aplicação de maneira eficaz. São eles:

Esta é a lista essencial de produtos para preparar a cola para papel de parede. Detalharemos mais sobre cada um deles nos tópicos seguintes.

Compre a cola certa

Compre a cola certa

A cola é um desses materiais fundamentais, certo? É importante acertar na escolha tanto na estampa (de acordo com a sua decoração) quanto na qualidade. O que fala agora, é você comprar a cola em pó para papel de parede. Ela é específica para esse tipo de material e garante uma fixação duradoura. 

Cubra os móveis e a superfície antes do preparo

Depois de ter adquirido o material a cola para aplicar o papel de parede, o terceiro passo é cobrir os móveis com uma lona plástica. O objetivo é evitar que os respingos da cola danifiquem os móveis e sujando o chão.

Apesar do produto não manchar, ele pode ser de difícil remoção e atrasar sua rotina em função da limpeza. Nesse caso, se você preza pela praticidade e otimização, cubra tudo antes de aplicar o papel de parede e facilite o processo.

Afinal, a aplicação do papel de parede deve ser rápida, prática e limpa, não é? Essas são algumas de suas principais vantagens.

Jogue a quantidade adequada de água

O quarto passo de como preparar cola para papel de parede é jogar a quantidade de água adequada para ser misturada com o pó de cola. Para tanto, você precisa de um recipiente para abrigar o líquido. Pode ser uma caçamba ou um balde plástico comum.

Existem caçambas que já são comercializadas com um medidor embutido. No caso do balde, pode-se usar um medidor auxiliar para calcular a quantidade certa de água ou também encher uma garrafa de um litro para fazer o controle.

Na prática, são necessários três litros de água para o preparo de 200 gramas de cola em pó. Geralmente, a quantidade de água e gramas pode variar de acordo com o produto. Por isso, é preciso ficar atento às instruções presentes na embalagem.

Um pacote de 200 gramas, por exemplo, cobre até cinco metros quadrados de papel de parede.

Como preparar cola para papel de parede: Misture a água com a cola

Dessa forma, o sexto passo consiste em diluir o pó na água aos poucos, é importante fazer o procedimento dessa maneira para o conteúdo ganhar solidez. 

Pode parecer um detalhe simples, mas ele faz a diferença no resultado, garantindo uma fixação mais potente e uma aplicação mais eficiente do papel de parede.

Mexa gradativamente

Além disso, é importante mexer aos poucos o conteúdo com a água, até ficar homogêneo e consistente. Nesse caso, você pode utilizar um mexedor manual ou um mexedor para furadeira, fica a sua escolha.

O mais importante é que você mexa o líquido gradativamente para deixá-lo no ponto ideal, garantir sua qualidade, bem como para evitar respingos e desperdícios. 

Deixe o produto de molho

O oitavo e último passo nada mais é do que deixar a cola em pó diluída em água de molho entre 15 e 20 minutos antes de fazer a aplicação para fixar o papel de parede. Deixe o produto descansar, ganhar forma e ponto, sua cola estará prontinha para o uso.

Bônus: Escolha o papel de parede ideal

Percebeu como preparar cola para papel de parede não é tão difícil assim. Seguindo os passos direitinho, não tem como dar errado. Mas precisamos fazer um último alerta: capriche na escolha do papel de parede. Considere o tipo, o modelo, o desenho, a textura e o tamanho.

Planeje e escolha o que combina com a decoração do cômodo. Veja se precisa de um papel de parede mica, papel de parede clássico, papel de parede infantil, entre tantos outros modelos que a Dero Decor possui no site.

Agora que você já sabe como preparar a cola, ficará tudo mais fácil.

Você pode também conferir outro tutorial que preparamos sobre como colocar papel de parede no teto. Aproveite!

Artigos Relacionados

Plantas para cozinha: Qual utilizar na decoração da cozinha de casa?

A cozinha é o cômodo favorito de muitas pessoas, afinal, é de lá que saem comidas gostosas, sejam preparadas por você mesmo ou por aque...

0 Comentários
12/06/2020

Como escolher o painel fotográfico para parede do quarto?

Todos nós já nos encontramos em algum momento em que estávamos cansados de olhar para a parede de nossas casas e ver sempre o mesmo tom o...

0 Comentários
01/06/2020

Como limpar papel de parede de forma rápida

O papel de parede deixa a casa mais bonita e com a sua personalidade própria, ele vem sendo cada vez mais usado em vários cômodos da casa...

0 Comentários
21/02/2020

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos