Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Rugas no papel de parede: como evitar esse problema

Rugas no papel de parede: como evitar esse problema

Rugas no papel de parede: como evitar esse problema



Quando pensamos em repaginar o ambiente, o papel de parede é a primeira opção de muita gente. Práticos, rápidos e econômicos, os papéis de parede conseguem criar o aspecto desejado aos espaços sem exigir tanto tempo e mão de obra em comparação aos demais revestimentos de parede existentes no mercado.

Mesmo com todas essas vantagens, em alguns casos podem surgir alguns imprevistos e um dos mais comuns é o surgimento de rugas no papel de parede. Tudo vai depender das condições da parede e da forma de aplicação, mas com alguns cuidados é possível evitar esse probleminha.

Pensando em você, nossa equipe da Dero Decor reuniu algumas dicas bem práticas de como aplicar o papel de parede na sua casa da melhor forma e, assim, evitar as temíveis rugas no papel de parede. Confira!

O que causa o aparecimento das rugas no papel de parede?

As principais causas para o aparecimento de rugas no papel de parede são as irregularidades na parede e os erros durante o processo de alisamento. Além disso, no caso dos modelos de papel de parede sem adesivo, as rugas também podem surgir durante a secagem se o tempo de absorção indicado não tiver sido respeitado.

Para evitar dores de cabeça, é importante se programar bem para aplicar o papel de parede em sua casa. Assim, você consegue se dedicar no antes, durante e depois do processo de aplicação!

Como evitar o surgimento de rugas no papel de parede?

Agora que você sabe quais as principais causas para o surgimento de rugas no papel de parede e vamos dar algumas dicas de como evitá-las:

Verifique a sua parede

Para que a aplicação do seu papel de parede seja ainda mais simples do que já é, você deve verificar se a parede está na condição ideal para receber o papel de parede. Além de evitar problemas como as rugas no papel de parede, você também irá garantir uma melhor duração do produto e evitar outros problemas como rasgos, descolagem e bolhas.

Você deve verificar se a parede está lisa, seca e livre de qualquer tipo de porosidade. Também é importante notar se a parede possui algum problema com mofo, umidade ou infiltração. Caso sua parede possua algum destes problemas, é importante resolvê-los antes de aplicar o papel de parede.

Cuidados ao aplicar o papel de parede

O ditado já dizia: “a pressa é inimiga da perfeição”. Por isso, a aplicação do papel de parede deve ser sempre feita de forma tranquila e nunca de forma apressada. Na maioria das vezes, a aplicação do papel de parede às pressas origina os problemas que vão dar dor de cabeça ao final do processo.

As rugas no papel de parede costumam surgir durante a aplicação quando grandes faixas de papel de parede são pressionadas contra a parede e a cola de papel de parede já está praticamente seca. Para evitar isto é muito simples, basta pressionar as faixas de papel de parede uma a uma e alisar imediatamente.

Outro detalhe importante é que ao aplicar o papel de parede, o sentido também é importante. Trabalhe sempre de cima para baixo e da direita para a esquerda. Sempre tenha em mãos um pano seco para passar por cima do papel à medida que ele for sendo esticado na parede. Isso irá evitar as rugas no papel de parede e também a formação de bolhas.

Use uma espátula ou um rolo de borracha para fazer os acabamentos finais.

Estou com rugas no papel de parede. Como consertar?

Você tomou todos os cuidados e, ainda assim, ficou com rugas no papel de parede? Não se preocupe! Vamos te ensinar como consertar!

Para consertar as rugas no papel de parede você precisa amolecer a cola para poder deslizar o papel de parede novamente. A forma mais simples de fazer esse procedimento é com um ferro de passar roupas. Veja só:

  1. Primeiro você deve ligar o ferro de passar roupa em baixa temperatura e sem vapor. Antes de começar, verifique se o ferro irá alcançar a área enrugada. Caso o ferro não alcance a parede, você pode usar uma extensão. 
  2. Depois você irá umedecer um pano limpo em água fria e o colocar na área que o papel de parede possui rugas.
  3. Pegue o ferro e passe sobre o pano. Deixe por cerca de 1 minuto e passe a mão sobre o papel de parede para verificar se a cola está amolecida. Repita até o papel de parede se soltar;
  4. Quando a cola estiver amolecida, deslize o papel de parede com a mão ou com auxílio de uma espátula para empurrar as rugas com mais facilidade;
  5. Passe o ferro sobre o papel de parede sem o pano úmido, por aproximadamente 30 segundos ou até fixá-lo
  6. Deixe o papel de parede esfriar e aguarde uma hora antes de colocar algo por cima dele.

Mas caso o papel de parede esteja muito enrugado, vale mais a pena tirá-lo cuidadosamente por completo e começar a aplicação do início. Na Dero Decor você encontra vários modelos em papel de parede para todos os ambientes. Aplique você mesma seguindo as nossas dicas e renove o seu lar!

Exit mobile version