Porcelanato líquido: Tudo o que você precisa saber sobre este tipo de piso
O porcelanato líquido é, com certeza, um tipo de piso que está em alta. Prova disso são os diversos jornais e portais de notícias que falam sobre o crescimento deste material nas novas construções.
Os títulos dessas publicações mostram as vantagens de obras rápidas e sem sujeira, de revestimentos com desenho 3D, de estruturas resistentes e projetos de piso sem o quebra-quebra das construções tradicionais.
Na aplicação do porcelanato líquido, a resina costuma ser espalhada sobre a base, lixada e higienizada, com a ajuda de uma espécie de rodo. No entanto, é importante ler as instruções de aplicação do fabricante da resina utilizada e contratar um profissional especializado para fazer a aplicação.
Mapa do conteúdo
Benefícios do porcelanato líquido para as novas construções
Abaixo, destacamos as principais vantagens do porcelanato líquido em relação a outros tipos de piso.
– Piso impermeável;
– O tipo do material fornece um revestimento resistente, que suporta impactos e pesos grandes;
– Beleza reforçada com o seu brilho intenso;
– O serviço fica totalmente pronto em apenas 48 horas, pois possui uma aplicação fácil e rápida;
– Não precisa de “quebra-quebra”, tão comum nas reformas e construções;
– Pode ser aplicado diretamente em qualquer tipo de contrapiso, inclusive em madeira;
– Por não possuir divisórias e nem juntas, torna a limpeza fácil e apresenta um piso que não acumula fungos ou bactérias;
– Possui beleza estética incomparável, adaptando desenhos, imagens e figuras de acordo com o projeto de arquitetura e decoração;
– Possui uma ótima relação de custo-benefício;
– Superfície uniforme.
Cores e dicas de decoração com o porcelanato líquido
Graças a incrível flexibilidade do porcelanato líquido, a utilização de cores depende apenas da sua criatividade ou do seu arquiteto! É muito comum, por exemplo, encontrar o porcelanato líquido marmorizado sendo utilizado na construção civil.
O efeito espelhado é uma das características mais explorada desse tipo de material, pois deixa a estética dos cômodos mais elegante e bonita! Quer uma dica? Que tal aplicar a pintura epóxi sobre os azulejos da cozinha, lavanderia ou banheiro? Isso trará outra cara para seus ambientes.
Com as cores claras, principalmente os tons brancos, o brilho do piso pode ser potencializado, gerando a sensação de que o espaço é mais amplo.
Além disso, o uso de móveis e itens foscos em contraste com o brilho do piso pode ocasionar uma decoração bem diferenciada e com estilo próprio.
Cuidados com o porcelanato líquido
Na hora da compra tome muito cuidado! Devido à semelhança com outros materiais, como é o caso do poliéster, alguns fornecedores acabam vendendo e aplicando produtos de resistência e durabilidade menores.
Por isso, procure saber qual o material utilizado e quais suas características específicas, já que existem vários pisos monolíticos no mercado.
Também é preciso estar atendo à escolha do material correto para cada situação. Em ambientes com muito movimento, por exemplo, talvez seja melhor usar o poliuretano, que risca bem menos que o epóxi.
Outro cuidado importante é o tempo de espera para a secagem total do porcelanato líquido. Após a aplicação, ela pode demorar cerca de uma semana e, se esse prazo não for respeitado, o piso pode ser danificado.
Depois de aplicado, a limpeza deve ser feita com sabão neutro ou detergente neutro e água. Se preferir, também existem produtos específicos no mercado para a limpeza de porcelanatos líquidos. Evite usar outras substâncias, pois elas podem danificar o piso, removendo o brilho e até gerando manchas.
Além disso, procure não arrastar móveis e objetos pontiagudos sobre ele! Para isso, os pés das cadeiras, por exemplo, podem ser revestidos com adesivos de feltro.
Sua revitalização pode ser realizada
Cerca de 3 e 5 anos depois da instalação, o piso de porcelanato pode ser revitalizado. Mas lembre-se de contratar profissionais capacitados, com produtos e equipamentos próprios para este fim.
E você, já usou ou pretende usar o porcelanato líquido? O que acha dele? Conta pra gente nos comentários!
Até mais!