Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Passo a passo de como colocar papel de parede no teto



Quer inovar na decoração sem gastar demais e nem fazer grandes mudanças em casa? Então, você precisa aprender como colocar papel de parede no teto. Ele é perfeito para dar um toque criativo e inovador a qualquer ambiente!

O papel de parede pode ser usado no teto de qualquer cômodo da casa, desde uma ampla sala até um pequeno quarto, basta escolher um padrão que combine com o restante da decoração. A forma de aplicação, requer alguns cuidados especiais, para que fique perfeita. 
Veja, agora, o passo a passo de como colocar papel de parede no teto sem mistério.

Prepare o local

Para tornar o processo mais simples, se posicione em uma distância de aproximadamente 10 cm entre a sua cabeça e o teto. Isso alivia a pressão nos músculos do seu pescoço. Além disso, certifique-se de que a escada esteja estável em uma superfície antiderrapante para evitar que se mova enquanto você trabalha. 

Tire as medidas e marque

[Foto: Pinterest]

Meça a primeira tira do papel de parede de acordo com a distância do teto, acrescentando 5 cm de cada lado. É importante fazer a marcação no teto com uma linha reta, para isso, use uma régua dobrável para medir cerca de 50 cm em diversos pontos do teto (longitudinalmente) e marque-os com um giz ou lápis. Utilize um nível de água para unir esses pontos em linha reta e contínua.

Aplicação da cola

  1. Misture a cola para papel de parede, reduzindo a quantidade de água indicada para paredes, pois para o teto é recomendável que a textura seja um pouco mais grossa;
  2. Vire a faixa cortada do papel de parede com o desenho para baixo e espalhe a cola com um pincel de colar ou um rolo, uniformemente e generosamente. Vá do meio às extremidades e tenha especial atenção com as pontas do papel. Deixe absorver pelo tempo indicado pelo fabricante (em geral, de 5 a 10 minutos), enquanto isso, passe cola no teto para aumentar a aderência;

DICA: feche as janelas antes de aplicar a cola para evitar que o vento interfira na secagem. Desligue a eletricidade e remova as lâmpadas para que você possa recortar a área do lustre/luminária mais tarde.

Como colocar papel de parede no teto?

Depois que o papel de parede tiver absorvido a cola no tempo recomendado, pode ser aplicada a primeira tira do papel. 

  1. Pegue o papel de parede em uma das extremidades e suba cuidadosamente as escadas. Você vai precisar de ajuda nessa hora: outra pessoa deverá segurar levemente o restante do papel com uma vassoura limpa ou um rodo (para que não pese tanto) e você possa trabalhar mais facilmente;
  2. Alinhe a extremidade com a linha marcada e pressione a faixa com as sobras ao longo do teto até a parede, mas faça tudo pouco a pouco, sem pressa. Desdobre apenas a quantidade que lhe permite trabalhar sem torcer demais o corpo. Tenha atenção à marcação da linha.
  3. Assim que terminar de colocar a faixa, use o pincel de papel de parede para alisar o papel do meio para fora, eliminando qualquer bolha de ar. Use um rolete de costura de espuma para alisar as pontas. Remova marcas de cola com um pano úmido.
  4. Repita o processo com outras faixas, tomando cuidado com o alinhamento do desenho, até completar a área do teto.

Corte as sobras

Corte as sobras de papel em todos os lados que encostam nas paredes com um estilete afiado, um guia de corte para papel de parede e uma régua ou espátula larga. Nessa hora, o papel de parede não pode estar nem muito úmido, nem muito seco. Tome cuidado para não rasgar o papel e não se cortar com o estilete!

Corte o buraco para a lâmpada

Você deve recortar o espaço para o buraco da lâmpada, onde ela será encaixada. Esse passo será executado logo após a colocação do papel no teto, com uma tesoura bem afiada.

Passe a mão levemente e sinta onde ficam os fios de luz. Faça pequenos cortes (de 1 a 2cm) em linhas radiais ao redor dos cabos para que possa puxá-los por ali. Logo após, puxe os cabos por esse buraco. Não esqueça de que nessa hora é importante checar se a energia está desligada.

Quando finalizado, hora da decoração!

Termine a decoração com móveis e objetos que combinem com as cores do papel de parede escolhido e padrão escolhido.

Agora você já sabe como colocar papel de parede no teto, mas ainda não se decidiu sobre qual papel de parede aplicar? A Dero Decor tem diversas opções, desde os geométricos, até arabescos e texturizados. Entre na sessão de papéis e escolha o seu.

Até a próxima!

Exit mobile version