Essa é uma das dúvidas mais comuns de toda reforma, principalmente quando a ideia é transformar uma parede sem utilizar tinta: Papel de parede ou adesivo, qual é mais fácil, mais barato e vai me poupar de qualquer dor de cabeça ou prejuízo? Calma! Hoje a Dero Decor preparou um conteúdo especial para te ajudar nessa.
Mas, antes de mais nada, saiba que a decisão final vai da sua necessidade. Ambos possuem vantagens e sua escolha vai depender da estampa, do cômodo e até do espaço que você tem. Confira as principais diferenças!
Principais diferenças entre papel de parede e adesivo
As diferenças envolvem tanto o material quanto as técnicas de aplicação. Enquanto o papel de parede é recomendado para evidenciar estampas maiores, mais trabalhadas, com relevo, texturas e efeito metalizado, o adesivo se limita a estampas menores e mais simples.
É que o papel de parede, por conta do seu material, consegue transmitir mais sensações ao ambiente. Portanto, se o seu local possui um decór mais clássico e tradicional, ele pode ser a melhor opção. É fácil de limpar, pode ser facilmente trocado e tem duração de anos se for conservado de acordo com as recomendações do fabricante.
Já o adesivo, tem como maior benefício o fato de já vir com cola no verso e ser ainda mais fácil de aplicar, nem a necessidade de outros materiais como é o caso do papel de parede. Basta retirar a película e utilizar uma espátula para evitar a formação de bolhas na hora da aplicação.
Como ele é feito de vinil, o adesivo é liso e por isso fica impossibilitado de receber texturas. Ou seja, se você busca cores sólidas ou estampas pequenas, ele pode ser uma boa alternativa. Além disso, o adesivo ainda pode ser aplicado em móveis, criando uma sensação de continuidade entre os objetos e a parede!
Onde utilizar cada um?
Por conta da umidade de ambientes como o banheiro e a cozinha, esses locais não devem receber papel adesivo. O ideal é aplicar aqui materiais com essa resistência para evitar danos.
Porém, ambos podem estar em salas, quartos, salas de jantar, corredores, escritórios e outras áreas “secas”.
O mais legal disso é que tanto papel de parede quanto o adesivo possuem grande variedade no mercado, então pesquise bem e escolha aquela estampa que mais combine com o seu local.
Hora de escolher o melhor!
Quando a missão é decorar o espaço e trazer mais personalidade, as duas opções possuem seus diferenciais e devem ser consideradas com carinho. Não existe uma fórmula mágica ou um melhor que o outro, isso vai depender do morador, dos gostos pessoais, do tamanho da parede e do cômodo que você deseja aplicar.
E então, conseguiu decidir entre papel de parede ou adesivo? Conheça algumas opções da Dero Decor e renove seu ambiente com muito estilo!