Dicas

Iluminação de ambientes: Faça toda a diferença na decoração

papel de parede barato em promocao

Para conferir equilíbrio e aconchego aos cômodos, cuidar da iluminação de ambientes é fundamental. Além de cumprir o seu papel principal, a luz ideal é capaz de ressaltar e valorizar completamente a decoração dos espaços.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas que irão fazer toda a diferença na iluminação do seu lar.

 

Atente-se as tonalidades

Dependendo das cores da lâmpada utilizada, cada cômodo é banhado por uma atmosfera diferente. Para ganhar aconchego no quarto e na sala, as mais indicadas são as lâmpadas mais amareladas, de cores quentes (de 2.700 a 3.000 kelvins).

Já em locais como a cozinha, o banheiro e a área de serviço, indica-se a utilização de lâmpadas de luz fria, de cor branca ou com tonalidade azulada e mais estimulante. No banheiro, evite lâmpadas refletoras, pois elas causam sombras e atrapalham as mulheres na hora de se maquiar e os homens no momento de se barbear.

 

Evite o ofuscamento

O ofuscamento ocorre quando a luz é projetada sobre uma superfície, que atinge diretamente os olhos de quem passa pelo ambiente. Essa situação causa desconforto e é perfeita para acabar com a harmonia do cômodo. Para evitá-la, evite posicionar objetos reflexivos, como armários e espelhos, em locais próximos de lâmpadas e luminárias de luz intensa.

 

Fonte central de luz

Ambientes maiores, como o quarto, a sala e a cozinha, necessitam de uma fonte de luz principal e homogênea, localizada no ponto central do cômodo. Para intensificar o projeto, opte pelo teto e paredes de cores claras, a fim de deixar o espaço ainda mais iluminado e evitar a formação de sombras indesejadas.

 

+ Leia mais:
>
Como fazer sua casa parecer ainda maior?

> Decoração retrô: 6 dicas para criar a sua

 

Detalhes iluminados

Caso deseje destacar um objeto ou parte especial do ambiente, aposte em luminárias halógenas e fitas de LED dentro de nichos, aparadores e até mesmo nas prateleiras. Essas soluções iluminam de maneira sutil e pontual, sem entrar em conflito com os outros focos de luz presentes no espaço.

 

Luminárias do tamanho certo

Antes de se apaixonar por um projeto, é preciso se atentar às dimensões do cômodo. Espaços menores, obviamente, pedem por luminárias menores, com luzes mais difusas, ou um lustre embutido e simples. No hall de entrada, com pé-direito alto, os modelos maiores e chamativos funcionam melhor. Sobre a mesa de jantar, o uso de pendentes é uma tendência.

 

Como fazer uma luminária

Depois de todas essas dicas, é bem provável que você tenha ficado com vontade de pôr a mão na massa. Por este motivo, selecionamos uma luminária incrível para você fazer em casa. Com poucos materiais, é possível conferir um charme todo especial ao seu home office ou cantinho de leitura, por exemplo.

Para confeccionar a luminária você precisará de um papel de sua preferência (no post, por exemplo, a autora usou um saco de guloseimas), um galho seco, um cordão com bocal e tomada e uma lâmpada.

Com relação à lâmpada, o indicado é escolher modelos que não gerem muito calor, como as de LED, de até 10 watts. Evite as incandescentes, para não inflamar o papel da luminária.

Aqui, é possível conferir o passo a passo para montar a luminária e, neste link encontra-se o gráfico, com as dobras da luminária. Para montar, basta dobrar o papel, como indicado, perfurar, colar e encaixar no bocal da lâmpada.

 

Viu só? Cuidar da iluminação de ambientes é uma tarefa muito mais simples do que parece. Com um pouco de carinho e a luminária certa, qualquer espaço pode ficar super aconchegante e cheio de vida.

 

Até mais!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Saiba como usar papel de parede para decorar seus móveis

Os móveis são itens fundamentais em nossas casas e escritórios, proporcionando conforto e funcionalidade. Mas você já pensou em dar uma...

0 Comentários
25/04/2023

4 Dicas para ter um lavabo perfeito

Descubra novas inspirações para o ter uma decoração de lavabo perfeita com as nossas dicas que envolvem a combinação de cores, luminá...

0 Comentários
27/02/2023

4 Dicas para acertar na escolha do papel de parede para sua casa

Decorar a casa é uma das atividades mais gostosas de ser realizada, principalmente porque traz um aspecto novo para o lar, deixando-o mais ...

1 Comentários
21/02/2023

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos