espelhos-na-decoracao-sim-veja-nossas-dicas

Decoração

Espelhos na Decoração? Sim, veja nossas dicas!

papel de parede barato em promocao

Utilizar espelhos na decoração de uma casa ou apartamento é uma das principais recomendações de arquitetos e designers de interiores. Isso porque os acessórios oferecem diversos benefícios à composição dos ambientes, como amplitude, luminosidade e estética.

Outro ponto positivo é que os objetos podem ser instalados em qualquer cômodo, pois combinam com todos os estilos e são adaptáveis a variados tamanhos de espaço, em virtude da diversidade de modelos, texturas e cores.

Se você estava (ou ainda está) em dúvida quanto ao uso de espelhos para decoração do seu lar, tenha certeza que eles podem transformar os ambientes e os deixar com a sua identidade. São, portanto, excelentes alternativas para enfeitar quartos, cozinhas, salas ou banheiros.

Muitas pessoas, contudo, não sabem como decorar os espaços com tais acessórios. Essa dúvida pode ser a sua também, certo? Por isso, nos tópicos abaixo, apresentamos algumas dicas de como fazer isso da melhor forma para deixar seu cantinho mais bonito e aconchegante.

Vem com a gente!

Utilize espelhos na decoração para ampliar o espaço

A ampliação do espaço é um dos mais conhecidos recursos dos espelhos na decoração de um lar. Em geral, eles são utilizados em casas e apartamentos pequenos para aumentar a sensação de amplitude, organização e luminosidade.

Em cozinhas, por exemplo, combinam com o estilo clean de decoração, cuja predominância conta com o minimalismo na composição dos móveis e itens decorativos, além de tons claros na pintura do espaço (piso, teto e paredes) e na cor dos objetos.

Otimize o ambiente

Como já dito, o principal objetivo do espelho é decorar o ambiente, causar uma ilusão ótica e, com isso, ampliar a percepção de tamanho do local.

Nesse sentido, colocá-los nas portas de armários — no caso de cozinhas — e de guarda-roupas — em relação aos quartos —, é uma forma interessante de usar esses acessórios para otimizar o espaço.

Os espelhos não precisam ficar para dentro dos móveis apenas, como geralmente ocorre. Na verdade, eles podem ser instalados do lado de fora também, desde que haja sempre o cuidado para que a peça não solte.

Combine o espelho com o estilo da decoração

Os espelhos também exercem um papel decorativo, principalmente na reflexão de imagens. Precisam, portanto, estar em consonância com o estilo dos cômodos, para não sobrecarregarem visualmente.

Dessa forma, é preciso saber se o espelho terá ou não moldura, qual será sua cor, tamanho, e se será instalado sozinho ou em mosaico. Enfim, atente-se para o modelo decorativo do cômodo, descubra se é moderno, clássico, rústico ou vintage.

Outro detalhe importante é a escolha das molduras, que são peças cujos efeitos levam requinte, destaque e beleza ao ambiente. Há diversos formatos desses materiais no mercado, especialmente em lojas de decoração ou vidraçarias.

Forme conjuntos de espelhos na parede

Entre os profissionais da área, é unânime o entendimento de que os espelhos na decoração valorizam o ambiente e os objetos à sua volta.

Uma maneira de potencializar esse quesito é posicionar os espelhos de modo inovador e elegante. Ou seja, instale pequenos fragmentos deles na parede, forme conjuntos, mosaicos ou fileiras na horizontal ou vertical.

Ao adotar essa composição, atente-se para o padrão dos acessórios. Priorize molduras de uma única cor e formato ou opte pela heterogeneidade, se a proposta for passar a ideia e a sensação de movimento ao local.

Explore a harmonia entre papel de parede e espelho

Existem diferentes modos de colocar espelhos para decoração de um cômodo, não é? Os objetos podem ser instalados e encostados na parede — inteira ou em parte — ou apoiados no piso.    

Percebemos que há uma conexão entre os espelhos e as paredes, não só na instalação, assim como na harmonia de cores, design e textura na decoração do espaço. Os acessórios servem, ainda, para cobrir imperfeições ou detalhes que o proprietário não deseja deixar à mostra.

Nessa perspectiva, a decoração com os espelhos pode ser muito bem combinada com um papel de parede, de modo a enriquecer os detalhes e valorizar ainda mais o estilo do cômodo. Há modelos, desenhos, molduras e texturas para todos os gostos.

Cuidado com a disposição e o posicionamento

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados no uso de espelhos para decoração, sobretudo em relação a exageros e mau posicionamento.

Lembre-se que eles foram projetados para refletir e destacar objetos, portanto mantenha o local organizado e capriche na disposição dos móveis e demais itens decorativos.  

É necessário se preocupar com a facilidade de limpeza do espelho e do espaço, além de não exagerar nos elementos de decoração, para não sobrecarregar demais o ambiente e gerar uma sensação de desconforto e bagunça.

Enfim, não existem regras para o uso de espelhos na decoração de uma casa ou apartamento. Adotando esses cuidados e colocando a criatividade para funcionar, os objetos podem ser cruciais para dar identidade ao seu lar e passar aquela percepção de amplitude, conforto e bem-estar.

Aproveite as dicas, planeje, execute e transforme seus cômodos de uma vez por todas. Até o próximo post!

Artigos Relacionados

Papel de parede texturizado: 4 dicas para renovar seu escritório

O papel de parede texturizado é uma das últimas tendências de decoração. Utilizá-lo significa estar antenado com o que há de melhor n...

0 Comentários
06/08/2019

Saiba como utilizar papel de parede geométrico na decoração da sua ...

Apostar no design contemporâneo na decoração de um imóvel é uma tendência que revela muito bom gosto e espírito de atualidade nas mã...

0 Comentários
29/07/2019

Papel de Parede para cozinha: Saiba combinar com a decoração!

Quando o assunto é a decoração com papel de parede para cozinha, você não precisa se restringir à cor branca. Tem aqueles que preferem...

0 Comentários
25/07/2019

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos