enfeites-para-cozinha-como-deixa-la-mais-aconchegante

Cozinha

Enfeites para cozinha: como deixá-la mais aconchegante

papel de parede barato em promocao

Os enfeites para cozinha têm sido cada vez mais tendência no universo da decoração. Tanto é que os próprios móveis, prateleiras, suportes e utensílios específicos para o cômodo passaram a ser fabricados também com essa finalidade decorativa.

Isso porque, além de deixar o ambiente mais bonito, estiloso e aconchegante, tais itens podem ser funcionais, práticos e contribuir com a organização de um dos espaços mais queridos e habitados do lar.

Quer saber mais sobre como enfeitar sua cozinha de maneira criativa e deixá-la com a sua cara? Confira abaixo as dicas que preparamos para você!

Considerações iniciais

Antes das sugestões e exemplos de enfeites, vale fazermos algumas considerações sobre decoração.

Atente-se para o espaço

Primeiro, é necessário prestar atenção no espaço. Verificar se ele está sendo bem aproveitado, se não há elementos de mais ou de menos e se a disposição dos móveis está adequada, de modo que amplie o ambiente e não atrapalhe a locomoção.

Foque na organização

A segunda questão é identificar os pontos fracos do cômodo, principalmente os que dizem respeito à organização. Entenda uma coisa: decoração e organização são mais que sinônimos. Não adianta ter móveis e utensílios decorativos caso a bagunça seja generalizada. Torna-se algo incoerente, não é?

Defina o estilo de decoração da cozinha

Uma terceira e última observação refere-se ao estilo da decoração. Saber definir esse fator é muito importante para a escolha dos enfeites certos, que deixarão a cozinha com a sua personalidade e da forma como você sempre sonhou.

Para isso, é indispensável identificar se ela é moderna, clássica, rústica ou minimalista. De qualquer forma, nossas dicas procuram abranger esses quatro formatos, que são os mais utilizados e indicados por arquitetos e designers de interiores.

Aposte em itens decorativos e funcionais

Jogos de utensílios são excelentes exemplos de enfeites para cozinha que são funcionais e ao mesmo tempo decorativos. Eles são facilmente encontrados em lojas, com diversos modelos e cores que podem embelezar sua cozinha e facilitar bastante a preparação das refeições.

Esses conjuntos são formados por conchas, escumadeiras, descascadores, fatiadores e espremedores. Sem contar os mais variados e descolados tipos de porta facas, os suportes para copos e canecas, entre outros itens que exercem essa função decorativa e prática.

Entenda que a organização é o maior enfeite para cozinha

Acreditamos que decoração requer organização. Nessa perspectiva, com criatividade, é possível encontrar maneiras de utilizar enfeites para cozinha em armários, banquetas, mesas, eletrodomésticos, utensílios, vasos etc. E o melhor: sem precisar gastar horrores.

Quer um exemplo? Potes herméticos, devidamente etiquetados, são alternativas maravilhosas para decorar o cômodo, armazenar e conservar os produtos (temperos, arroz, feijão, café, açúcar etc.) e, se forem colocados sobre prateleiras perto do fogão, ajudam muito quem for cozinhar.

Enfeite sua mesa de jantar

Ao lado do fogão, geladeira, pia e armário, a mesa de jantar é um móvel essencial para a cozinha. Como os demais, ela pode ser utilizada de diversas formas como objeto de decoração do cômodo.

Algumas delas são: colocar vaso de flores em seu centro, forrar com toalha, com louça, entre outros itens com função decorativa. Em cima dela, no teto, pode-se apostar também em uma luminária para deixar o ambiente mais iluminado e clássico.

Decore a parede de sua cozinha com os enfeites certos

Para otimizar e decorar o espaço onde preparamos as refeições, nada mais pertinente do que aproveitar bem as paredes, não é verdade? Essa parte do cômodo é muito importante para instalar prateleiras decorativas, nichos, relógio, quadros e suportes de apoio.

Nela, você pode pendurar canecas, pratos, xícaras, potes, entre outros objetos que sirvam como enfeites.

Na parte da janela, uma cortina com cor harmoniosa em relação aos demais elementos da cozinha cai muito bem, assim como o papel de parede vinílico, material disponível com variados modelos, cores, desenhos e texturas. Além disso, ele é resistente à luz, a atritos, apresenta longa durabilidade e sua limpeza pode ser feita facilmente com um pano ou esponja úmida, contendo sabão neutro ou detergente.

Essas são apenas algumas ideias simples e criativas de enfeites para cozinha, que demandam pouco investimento e deixam o cômodo organizado, decorado e com a sua personalidade. Afinal, nada melhor do que se sentir bem no local onde preparamos a comida nossa de cada dia, não é mesmo?

Coloque as dicas em prática e divirta-se!

Até a próxima!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Papel de parede para cozinha: Aprenda como modernizar este cômodo!

Você está querendo transformar a decoração da sua cozinha, mas está pensando na bagunça que será reformar e pintar o cômodo? Então,...

0 Comentários
06/07/2022

Papel de Parede para cozinha: Saiba combinar com a decoração!

Quando o assunto é a decoração com papel de parede para cozinha, você não precisa se restringir à cor branca. Tem aqueles que preferem...

1 Comentários
25/07/2019

Como fazer decoração de cozinha pequena?

Fazer a decoração de cozinha pequena tem sido uma dificuldade bastante comum atualmente. Isso porque as casas e os apartamentos passaram a...

0 Comentários
27/03/2019

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos