Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

10 ideias para dividir ambientes sem usar as paredes

dividir ambientes sem usar as paredes


Para otimizar o espaço nos lares cada vez menores, a falta de paredes pode ser a melhor solução. Modernos e versáteis, esses ambientes integrados são perfeitos para quem busca um estilo de vida prático, além de melhorar a iluminação e a circulação do ar. Por isso, preparamos dez ideias para dividir ambientes sem usar as paredes, de forma criativa e super funcional.

1. Estante

Além de dividir ambientes sem usar as paredes, as estantes agregam funcionalidade, proporcionando mais espaço para armazenar livros e objetos decorativos. E você pode ir além, usando materiais inusitados, como caixotes e blocos de concreto, para criar uma estante personalizada.

2. Tapetes

A delimitação dos ambientes também pode acontecer na horizontal, Colocar um tapete amplo embaixo da cama, do sofá ou da mesa, por exemplo, dá a impressão de que aquele espaço está à parte dos outros.

3. Mobília

Uma das melhores maneiras de criar uma tênue divisão e, ao mesmo tempo, aproveitar o espaço, é com a utilização da mobília já existente no local. A dupla sofá e aparador é um clássico e fica perfeita se a intenção é separar a sala de estar da sala de jantar.

Uma bancada vazada, por sua vez, pode separar a cozinha do restante do ambiente e ainda auxiliar no preparo da comida. Tudo depende apenas da disponibilidade de espaço para que funcione bem.

4. Cortinas

Além de bloqueio visual, as cortinas oferecem um efeito muito interessante. As mais usadas são a de tecido, mas existem diversos outros materiais disponíveis no mercado, que podem provocar sensações e efeitos luminosos inusitados.

No quarto, se está difícil adicionar um closet, usar cortinas para tal propósito pode agregar praticidade e personalidade ao ambiente. Persianas de rolo também são uma forma fácil e prática de separar ambientes, agregando arte à decoração, no caso das estampadas com cores e desenhos especiais.

5. Plantas

A parede pode ser facilmente substituída por plantas, que fazem uma barreira e ainda enchem a casa de vida. Uma outra opção é criar um jardim vertical, que pode dar mais frescor ao ambiente e ainda prover ervas frescas para as refeições. Para isso, aposte em plantinhas que não precisem de sol como suculentas, alecrim, samambaias e hortelã.

6. Biombo

A variedade de biombos é enorme e, com isso, temos uma infinidade de possibilidades na hora de utilizá-los para dividir os ambientes e ainda conferir um ar retrô. Confeccionados, na maioria das vezes em materiais vazados, os biombos possibilitam a setorização do espaço sem que ambos os lados percam o contato visual, assim como as estantes.

7. Portas de correr

Simples de executar e muito funcionais, as portas de correr, que podem ser escondidas na alvenaria ou deixadas a mostra, permitem que os ambientes sejam divididos e integrados com praticidade e rapidez.

8. Cobogós

Feitos de material cerâmico, os cobogós são elementos vazados que podem compor uma “falsa parede” sem obstruir a passagem da luz e do vento, dando um toque de requinte ao ambiente. Para ter um ponto de atenção no ambiente, vale apostar nos cobogós coloridos.

9. Painéis

Os painéis também são bastante utilizados para dividir ambientes sem usar as paredes. Quando fixos e fechados, funcionam como paredes falsas, com a função de sustentar quadros e até mesmo o suporte para TV. No caso dos painéis móveis, eles podem ser utilizados conforme a necessidade: para integrar, basta deslocá-los e, para ter mais privacidade, é só fechar o cômodo com eles.

10. Cores distintas

As cores também criam paredes ilusórias. Neste caso, experimente utilizar diferentes tons da mesma cor (por exemplo, azul escuro e turquesa, cinza claro e grafite) para delimitar a área desejada, como a sala de estar ou a cozinha.

Viu só? Dividir ambientes sem usar as paredes é muito mais fácil do que você imagina. Mas se ainda estiver com dúvidas a respeito deste assunto, deixe sua mensagem nos comentários.

Até mais!

 

 

Exit mobile version