Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Decoração hygge: conheça a tendência dinamarquesa que preza pelo conforto

Decoração hygge


Vamos começar este conteúdo te questionando: você sabe o que é uma decoração hygge? Onde surgiu? Finalidade? Como utilizar? Bem, a produção deste conteúdo vai te ajudar a entender o universo hygge que entrou para o gosto popular e como utilizar a decoração hygge em sua casa. Continue a leitura e se apaixone por esta tendência.

Tendência hygge

O estilo hygge ganhou vários adeptos nos últimos tempos. A decoração hygge vai muito além de ser apenas um estilo, é a representação máxima do conceito de atitude. O seu foco principal é transmitir aconchego, paz, conforto e bem-estar para a sua rotina.

A tendência hygge é de origem dinamarquesa. O termo hygge não tem uma tradução literal em português, porém carrega o conceito de uma sensação única de paz e aconchego. Isso porque os escandinavos têm um estilo de vida bem mais simples do que nós, privilegiando sempre o conforto. 

A simplicidade e a beleza desta tendência está nos pequenos detalhes da decoração que a torna algo pessoal e intimista. Essa tendência resgata os porta-retratos com fotos da família e de momentos marcantes, a suavidade das cores empregadas, a valorização da luminosidade natural, enfim, quanto mais o lado pessoal for empregado na composição do espaço, mais apropriada ficará a decoração.

Dicas para utilizar hygge decor em sua casa

Quando se deseja investir em uma decoração hygge, o objetivo é a total transformação dos ambientes, conferindo a eles essa pegada despretensiosa e simples com um toque extra de aconchego. Confira:

1 Iluminação natural

Como falamos anteriormente, a decoração hygge é originária da cultura nórdica. Devido ao intenso e longo inverno da Dinamarca, surgiu a necessidade de criar um ambiente quente e acolhedor nas frias casas nórdicas, pois lá o sol só sai por algumas poucas horas e some. Por isso há uma grande valorização da luz natural, pilar da decoração hygge. Também pode ser adicionado elementos naturais que ofereçam uma composição simples, mas ao mesmo tempo, proporcione sensações de aconchego, como a madeira.

2 Cores 

Como o estilo é minimalista em todos os detalhes, não poderia ser diferente no esquema de cores que não pode transparecer opressão. Tudo na decoração hygge deve buscar transformar o ambiente de tal forma que transmita uma atmosfera de harmonia e paz para os habitantes. As cores entram nessa composição para proporcionar um espaço relaxante, mas para isso é necessário utilizar uma paleta de tons neutros, como tons pastéis.

Para deixar o ambiente mais quentinho, nada melhor do que apostar em papéis de parede, o coringa da decoração hygge. Eles proporcionam leveza e sofisticação, além de funcionarem perfeitamente como uma barreira térmica. Confira algumas dicas de papéis de parede para investir na decoração hygge

3 Texturas

Na decoração hygge não pode faltar a junção de texturas responsáveis por aguçar os sentidos. O sentido mais trabalhado na percepção dessa tendência é o tato. Por meio do toque, a nossa mente consegue compreender as sensações agradáveis e nos transporta a sensação de acolhimento. Introduzir a hygge decor em seu espaço residencial é acrescentar um design minimalista, ou seja, acrescentar o essencial. A aposta certeira é em elementos macios e confortáveis como o tricô, o veludo ou a lã.

4 Detalhes

Cada detalhe na decoração hygge é super importante, pois são eles que vão dar o toque certo de estilo e complementar a decoração. A intenção é tornar o ambiente simples e ao mesmo tempo intimista. A utilização de velas é um recurso que torna o ambiente mais aconchegante. Plantas e flores trazem um toque hygge decorativo para os ambientes. Aposte em louças, quadros com desenhos minimalistas, mantas, porta-retratos e outros itens para deixar o seu ambiente mais acolhedor.

5 Conforto

Conforto e aconchego são palavras de ordem para a hygge decor. A utilização de travesseiros e edredons macios garantem o alcance do objetivo principal desta tendência. Também é possível organizar um recanto próximo a uma janela para descansar, ouvir música, ler um bom livro ou, simplesmente, tomar uma xícara de café e ter um pouco de paz e sossego. 

Após conhecer essa filosofia de vida dinamarquesa, sentiu vontade de acrescentar a decoração hygge à sua casa? Nós da Dero Decor ficaremos muito entusiasmados em poder te ajudar nessa mudança. Conheça o nosso catálogo de papéis de parede e confira todos os detalhes que encantam e apaixonam. Veja as dicas do nosso blog. Se precisar tirar uma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo. Até a próxima!

Exit mobile version