Como limpar piso vinílico: dicas simples e fáceis!
Hoje vamos exaltar uma das maiores vantagens do piso vinílico: a facilidade de limpar e mantê-lo limpo! Tem coisa melhor? Não é à toa que ele se tornou uma das opções favoritas para casas e escritórios, principalmente por garantir durabilidade, brilho e ser resistente à água.
Sem mais delongas, vamos às dicas. Aprenda aqui como limpar piso vinílico sem esforços!
Mapa do conteúdo
1ª dica: Passe aquela vassoura no capricho
Antes de vir com o pano, água e qualquer produto, lembre-se de remover areia, poeira, pelos dos pets e qualquer outra coisa que possa dificultar a limpeza úmida. Depois disso, hora de pegar o balde na dispensa.
2ª dica: Use produtos básicos, esses que você tem em casa
Para aprender como limpar piso vinílico você não precisa de fórmulas mágicas, dá para usar os produtos que você tem em casa, como por exemplo o detergente. Dissolva algumas gotas em um balde com água e ponto, a misturinha perfeita está feita.
Utilize um pano úmido para remover a sujeira e depois seque com um pano seco para remover o excesso de água.
E por falar em água, em muitos casos usar somente ela já pode resolver o problema. Mas isso depende do tipo de sujeira que atingiu o seu piso. Clique aqui para ver um exemplo prático!
O uso do sabão em pó não é recomendado porque pode deixar o material muito liso e escorregadio, podendo causar algum acidente doméstico. Prefira a misturinha com detergente mesmo.
3ª dica: Não exagere na água
Apesar de resistente e de alguns pisos vinílicos poderem ser lavados com água, não é recomendado que esse material seja constantemente exposto a grandes quantidades de umidade. Isso pode não necessariamente gerar um defeito, mas pode provocar a perda de aderência na cola do material. Ou seja, a longo prazo o seu vinílico pode se soltar do contrapiso.
Geralmente o que é indicado é que o piso seja molhado e logo em seguida seco com um pano. Cheque com o fabricante do seu piso e evite qualquer dor de cabeça.
4ª dica: Limpe assim que sujar
Derramou algo líquido? Deixou cair vinho, sorvete, água? Independente do que for: limpe o quanto antes. Esse excesso de líquido pode danificar a superfície do seu piso. Isso também vale para o xixi do cão ou gato, viu?!
5ª dica: Evite cera e muitos químicos
Sabe aquele monte de produto que você está acostumado a utilizar para remover manchas de piso? Pois é, no caso do vinílico eles não são recomendados.
Evite solventes e derivados de petróleo. Eles podem causar danos irreversíveis, como arranhões e corrosão.
Sobre o uso de cera: ela pode ser utilizada, desde que não seja a base de carnaúba, aquelas recomendadas para madeira. Ao invés de lustrar, a cera pode deixar seu vinílico engordurado e escorregadio.
Como limpar piso vinílico: conservação
- Saiba que utilizar o piso vinílico em ambientes que recebem luz do sol por longos períodos podem desbotar o material. Portanto prefira aplicá-los em cômodos que são protegidos pela sombra ou instale cortinas.
- Se você tiver plantas em casa, lembre-se de colocar o pratinho embaixo. Assim, na hora de regar, o excesso de água não entra em contato com o piso.
Viu só como limpar piso vinílico é simples? Bastam alguns cuidados super básicos para mantê-lo sempre com aspecto de novo. Aproveite a visita para conhecer as novidades da Dero Decor e renove a sua casa gastando pouco!