como-fazer-decoracao-embaixo-da-escada

Decoração

Como fazer decoração embaixo da escada

papel de parede barato em promocao

O que colocar como decoração embaixo da escada? Essa é a dúvida de muita gente no momento da reforma. Isso porque, geralmente, este espaço é esquecido na hora do planejamento da casa, deixando um vazio que pode, no entanto, ser aproveitado de várias maneiras para deixar seu lar mais personalizado, bonito, aconchegante e até funcional.

Tudo depende das metragens do local, das pretensões, criatividade e gostos dos proprietários, assim como do tipo de decoração predominante no cômodo onde os degraus foram construídos. Entre as possibilidades, destacam-se o jardim embaixo da escada e os modelos de escritório aplicados em papéis de parede, como a adequação do ambiente em home office.

Confira, a seguir, essas e outras dicas e ideias incríveis, práticas e acessíveis de como fazer uma boa decoração!

Considerações iniciais: planeje a decoração embaixo da escada

Antes de tudo, é necessário planejar a decoração, ou seja, verificar as metragens, a altura e a profundidade do espaço. Bem como analisar o tipo de decoração da casa e encontrar oportunidades a partir do formato da sequência dos degraus.

São muitos os modelos de escada para casa, como o caracol, as retas, o “zig zag”, as escadas de madeira, ferro e alvenaria etc. O certo é que, na maioria esmagadora, sobra espaço na parte inferior para objetos decorativos, organizadores e funcionais, que podem dar uma cara nova ao ambiente.

Para cada formato de escada, portanto, há móveis ou itens que se encaixam melhor do que outros. Com isso, precisa-se encontrar o tom da decoração do cômodo onde estão os degraus: seja a sala de estar ou a cozinha.

É imprescindível saber se a decoração é moderna, clássica, vintage, rústica, minimalista, colorida etc. Assim como é importante atentar-se para a iluminação. Tomando esses cuidados, parte-se para a escolha da decoração embaixo da escada.

Home office

Uma ideia bastante recorrente, que não requer muito esforço e investimento, é criar um espaço home office embaixo da escada. Isto é, transformar o ambiente em um escritório para estudar, trabalhar, ler, planejar viagens etc.

Mesa, cadeira, abajur, quadro e prateleira com livros são objetos excelentes para enfeitar o local. Outra possibilidade bacana é aplicar papel de parede de escritório, para dar aquele acabamento especial ao seu cantinho, deixando-o mais charmoso, aconchegante, organizado e inspirador.

Jardim embaixo da escada

Outra alternativa é transformar o espaço em um belo jardim embaixo da escada, suavizando o ambiente e aumentando a sensação de paz. Essa opção é perfeita para quem adora o clima da natureza e de um toque verde no lar.

Em geral, dependendo do tamanho do local, pode-se montar um jardim vertical ou suspenso embaixo da escada, enquanto elemento de decoração. A escolha mais ousada (e cara), porém, seria ajeitar um jardim de pedras, dando um ar muito sofisticado ao ambiente.

Cantinho para descanso

O espaço sob a escada também pode se transformar em um cantinho para descanso, com uma poltrona bem confortável, ou até mesmo uma cama (para receber convidados em casa).

Assim, além de cochilar, refletir e relaxar, é possível ouvir música, ler e navegar na internet. Nessa perspectiva, o cantinho também passa a ser o da leitura e do entretenimento, não é verdade?

Estante de livros

Para quem é apaixonado por leitura, mas não sabe mais onde colocar tantos livros amontoados no quarto acumulando poeira, preencher o local embaixo da escada com uma estante para colocar suas coleções e títulos é uma alternativa e tanto.

Além de funcional, é decorativa e pode servir como exemplo para as opções home office e cantinho para descanso. Uma poltrona macia cercada de livros é o cenário perfeito para mergulhar na literatura, você não acha?

Bancada ou “bar em casa”

Saindo um pouco do contexto da sala de estar e entrando na cozinha, há possibilidades bem interessantes também.

Uma delas é montar um bar em mesa como decoração embaixo da escada. A bancada seria fruto de um recuo na estrutura sob os degraus, maximizando o espaço e aproveitando a amplitude para incluir uma adega climatizada, armário e prateleira.

Geladeira embaixo da escada

Ainda nas cozinhas que tem escada, é possível alocar a geladeira e itens de pequeno porte em volta para ocupar o espaço entre os degraus e o chão.

Esta é uma ótima iniciativa para quem tem cozinha pequena e pretende otimizar o ambiente, mexendo na disposição dos móveis e decorando um dos cômodos mais queridos da casa, onde nos dedicamos a preparara as refeições.

Criatividade: o elo entre o decorativo e o funcional

Poderíamos colocar muitas outras ideias que unem criatividade, decoração e funcionalidade neste post. Para você ter uma ideia, dá para guardar bicicletas em suportes embaixo da escada. Pode-se, também, fazer um pequeno closet para organizar e trocar roupas. Enfim, as possibilidades são diversas e dependem da criatividade, necessidade e objetivo de cada um.

Independentemente se você prefere fazer um home office como decoração embaixo da escada ou um jardim embaixo da escada, o importante é saber utilizar o espaço e deixar sua casa mais bonita, funcional e interessante.

Tomara que essas ideias ajudem você a aproveitar esse espaço com inteligência e beleza.

Até a próxima!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Saiba como usar papel de parede para decorar seus móveis

Os móveis são itens fundamentais em nossas casas e escritórios, proporcionando conforto e funcionalidade. Mas você já pensou em dar uma...

0 Comentários
25/04/2023

4 Dicas para acertar na escolha do papel de parede para sua casa

Decorar a casa é uma das atividades mais gostosas de ser realizada, principalmente porque traz um aspecto novo para o lar, deixando-o mais ...

1 Comentários
21/02/2023

Redecore tudo Sem Sair de Casa – Black Friday Dero Decor

Com a chegada do fim de ano, a maioria das pessoas aproveitam o espírito de renovação para reformar a sua casa, conferindo a todos os amb...

0 Comentários
31/10/2022

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos