Quando as cores estão em perfeita harmonia, funcionam como verdadeiros chamarizes que seduzem os olhos e transmitem a sensação de tranquilidade.
Entretanto, não é muito fácil chegar a este resultado visto que não há uma ciência ou guru que determine como combinar cores na decoração. Muito do que vemos é o uso da criatividade com bom senso e moderação aliado a um conjunto de técnicas que facilitaram a tomada de decisões nesse processo.
Se você quer dar um up na decoração da sua casa utilizando as cores a seu favor, te convido a ler este conteúdo preparado pela Dero Decor com 10 técnicas que te ajudarão no processo de escolha.
Boa leitura!
Mapa do conteúdo
- 1 Combinação de cores: as 10 técnicas utilizando o círculo cromático
- 1.1 1 – Combinação de cores primárias
- 1.2 2 – Combinação de cores secundárias
- 1.3 3 – Combinação de cores análogas
- 1.4 4 – Combinações complementares
- 1.5 5 – Combinações monocromáticas
- 1.6 6 – Combinação triangular
- 1.7 7 – Combinação quadrangular
- 1.8 8 – Combinação retangular
- 1.9 9 – Combinação hexagonal
- 1.10 10 – Combinação em fenda
Combinação de cores: as 10 técnicas utilizando o círculo cromático
Entender como fazer combinação de cores pode ser bem mais fácil se soubermos como funciona o círculo cromático. O que vem a ser um círculo cromático? Ele é um disco dividido em 12 cores: 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias. É o elemento mais útil quando o assunto é decorar ambientes.
Vamos conhecer as 10 técnicas de combinação de cores a partir da utilização do círculo cromático?
1 – Combinação de cores primárias
A combinação de cores primárias remete à pureza e à alegria da natureza, pois essas cores são puras e naturais, ou seja, não foram criadas a partir da combinação de outras. As cores primárias são amarelo, vermelho (magenta) e azul (ciano). Quando utilizadas na decoração, trazem um toque mais alegre e vivaz. Dá para criar ambientes incríveis e divertidíssimos mesclando as três cores.
2 – Combinação de cores secundárias
Da combinação de duas cores primárias, obtemos uma cor secundária. As cores secundárias já trazem mais frescor e vibração para a decoração. Por exemplo, se combinarmos amarelo e azul, obtemos o verde; azul e vermelho, roxo; amarelo e vermelho, laranja. Esses resultados são vibrantes, alegres e chamativos que criam ambientes mais vivazes e cheios de personalidade.
3 – Combinação de cores análogas
Quando falamos em cores análogas, estamos nos referindo àquelas cores que dentro do círculo cromático estão mais próximas, elas são equivalentes. Por exemplo, o verde é análogo ao amarelo e ao azul, pois está posicionado entre as duas cores que lhe originaram. Assim, a utilização de cores análogas para decoração de ambientes chama bastante atenção porque elas proporcionam climas completamente diferentes e ousados.
4 – Combinações complementares
Design de interiores adoram ousar quando o quesito é misturar cores na decoração. As cores frias (azul, verde e violeta) e as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) estão posicionadas em extremidades opostas no círculo cromático, elas resultam em cores complementares. Elas se caracterizam pelo forte contraste. Uma proposta bem ousada é criar uma parede num tom quente e utilizar móveis brancos com objetos decorativos nas cores frias.
5 – Combinações monocromáticas
Quando dizemos que um ambiente tem uma decoração monocromática, é porque foi explorado variações de tons de uma mesma cor. Para entender melhor esta variação, pense em uma escala que vai do branco até o preto. Entre esses dois extremos, há várias outras tonalidades, como o cinza e suas variações.
A decoração de ambientes utilizando a composição de cores monocromáticas é bastante interessante e moderna, pois trabalha com o contraste de claro e escuro na mesma cor. Sendo a vertente mais utilizada na decoração atualmente.
6 – Combinação triangular
Combinação de cores triangular ou harmonia de 60º é uma combinação que utiliza 3 tons diferentes, com igual distância de 3 casas entre eles dentro do círculo cromático. Um dos esquemas é azul, vermelho e amarelo ou verde, roxo e laranja. Apesar de serem cores que criam um grande contraste, há uma vibração harmônica entre elas que as tornam perfeitas para compor uma decoração ousada e exuberante.
7 – Combinação quadrangular
A decoração da sua casa pode ser bem divertida se você utilizar essa técnica que envolve a utilização de quatro cores do círculo cromático. A combinação quadrangular de cores tem por objetivo escolher cores a partir do desenho de um quadrado no círculo cromático que correspondem aos cantos da figura. Uma das combinações de cores possíveis é o roxo, vermelho, azul esverdeado e amarelo que juntos formam uma combinação que concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio de suas cores alegres e vibrantes.
8 – Combinação retangular
Também conhecida como harmonia de 90º, a combinação retangular de cores trabalha também com 4 cores, só que com a utilização de dois tons opostos no círculo cromático para formar um retângulo. Assim, você pode partir da escolha da cor que você não abre mão, pula as duas seguintes, pega a próxima e repete o processo até finalizar a forma.
O resultado dessa técnica é uma decoração com traços profundos e sofisticados ao mesmo tempo, possibilitando um contraste alegre porque parte da seleção obrigatória de uma cor, logo em seguida complementa-se com duas cores complementares e uma oposta.
9 – Combinação hexagonal
Apesar de ser uma das mais difíceis de utilizar, há outra técnica bastante ousada e que traz um ar mais jovial e cheio de vida para a decoração da sua casa, a combinação hexagonal de cores ou harmonia de 120º que envolve a utilização de 6 cores e consiste na escolha de uma cor do círculo cromático, pula uma e pega a outra até finalizar com as 6 cores que fecham as pontas do hexágono.
10 – Combinação em fenda
Essa técnica consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Sendo assim, as duas cores devem estar em lados opostos à cor primária, por exemplo, violeta, amarelo e verde ou vermelho, azul e verde. Uma decoração com essa técnica terá um contraste leve e sútil.
Gostou das 10 técnicas de combinação de cores que selecionamos para você? Então, vem conferir o nosso catálogo de papéis de parede para você ousar na transformação da decoração da sua casa.
Até a próxima!