como fazer combinações de cores para decoração

Decoração

Aprenda como fazer combinações de cores para decoração

papel de parede barato em promocao

Quando as cores estão em perfeita harmonia, funcionam como verdadeiros chamarizes que seduzem os olhos e transmitem a sensação de tranquilidade.

Entretanto, não é muito fácil chegar a este resultado visto que não há uma ciência ou guru que determine como combinar cores na decoração. Muito do que vemos é o uso da criatividade com bom senso e moderação aliado a um conjunto de técnicas que facilitaram a tomada de decisões nesse processo.

Se você quer dar um up na decoração da sua casa utilizando as cores a seu favor, te convido a ler este conteúdo preparado pela Dero Decor com 10 técnicas que te ajudarão no processo de escolha. 

Boa leitura!

Combinação de cores: as 10 técnicas utilizando o círculo cromático

Entender como fazer combinação de cores pode ser bem mais fácil se soubermos como funciona o círculo cromático. O que vem a ser um círculo cromático? Ele é um disco dividido em 12 cores: 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias. É o elemento mais útil quando o assunto é decorar ambientes.  

Vamos conhecer as 10  técnicas de combinação de cores a partir da utilização do círculo cromático?

1 – Combinação de cores primárias

decoração - Combinação de cores - primárias

A combinação de cores primárias remete à pureza e à alegria da natureza, pois essas cores são puras e naturais, ou seja, não foram criadas a partir da combinação de outras. As cores primárias são amarelo, vermelho (magenta) e azul (ciano). Quando utilizadas na decoração, trazem um toque mais alegre e vivaz. Dá para criar ambientes incríveis e divertidíssimos mesclando as três cores.

2 – Combinação de cores secundárias

decoração - Combinação de cores - secundárias

Da combinação de duas cores primárias, obtemos uma cor secundária. As cores secundárias já trazem mais frescor e vibração para a decoração.  Por exemplo, se combinarmos amarelo e azul, obtemos o verde; azul e vermelho, roxo; amarelo e vermelho, laranja. Esses resultados são vibrantes, alegres e chamativos que criam ambientes mais vivazes e cheios de personalidade.

3 – Combinação de cores análogas

decoração - Combinação de cores - análogas

Quando falamos em cores análogas, estamos nos referindo àquelas cores que dentro do círculo cromático estão mais próximas, elas são equivalentes. Por exemplo, o verde é análogo ao amarelo e ao azul, pois está posicionado entre as duas cores que lhe originaram. Assim, a utilização de cores análogas para decoração de ambientes chama bastante atenção porque elas proporcionam climas completamente diferentes e ousados.

4 – Combinações complementares

decoração - Combinação de cores - complementares

Design de interiores adoram ousar quando o quesito é misturar cores na decoração. As cores frias (azul, verde e violeta) e as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) estão posicionadas em extremidades opostas no círculo cromático, elas resultam em cores complementares. Elas se caracterizam pelo forte contraste. Uma proposta bem ousada é criar uma parede num tom quente e utilizar móveis brancos com objetos decorativos nas cores frias. 

5 – Combinações monocromáticas

decoração - Combinação de cores - monocromáticas

Quando dizemos que um ambiente tem uma decoração monocromática, é porque foi explorado variações de tons de uma mesma cor. Para entender melhor esta variação, pense  em uma escala que vai do branco até o preto. Entre esses dois extremos, há várias outras tonalidades, como o cinza e suas variações.

A decoração de ambientes utilizando a composição de cores monocromáticas é bastante interessante e moderna, pois trabalha com o contraste de claro e escuro na mesma cor. Sendo a vertente mais utilizada na decoração atualmente. 

6 – Combinação triangular 

decoração - Combinação de cores - triangular

Combinação de cores triangular ou harmonia de 60º é uma combinação que utiliza 3 tons diferentes, com igual distância de 3 casas entre eles dentro do círculo cromático. Um dos esquemas é azul, vermelho e amarelo ou verde, roxo e laranja. Apesar de serem cores que criam um grande contraste, há uma vibração harmônica entre elas que as tornam perfeitas para compor uma decoração ousada e exuberante.

7 – Combinação quadrangular 

decoração - Combinação de cores - quadrangular

A decoração da sua casa pode ser bem divertida se você utilizar essa técnica que envolve a utilização de quatro cores do círculo cromático. A combinação quadrangular de cores tem por objetivo escolher cores a partir do desenho de um quadrado no círculo cromático que correspondem aos cantos da figura. Uma das combinações de cores possíveis é o roxo, vermelho, azul esverdeado e amarelo que juntos formam uma combinação que concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio de suas cores alegres e vibrantes.

8 – Combinação retangular 

decoração - Combinação de cores - retangular

Também conhecida como harmonia de 90º, a combinação retangular de cores trabalha também com 4 cores, só que com a utilização de dois tons opostos no círculo cromático para formar um retângulo. Assim, você pode partir da escolha da cor que você não abre mão, pula as duas seguintes, pega a próxima e repete o processo até finalizar a forma.

O resultado dessa técnica é uma decoração com traços profundos e sofisticados ao mesmo tempo, possibilitando um contraste alegre porque parte da seleção obrigatória de uma cor, logo em seguida complementa-se com duas cores complementares e uma oposta. 

9 – Combinação hexagonal 

decoração - Combinação de cores - hexagonal

Apesar de ser uma das mais difíceis de utilizar, há outra técnica bastante ousada e que traz um ar mais jovial e cheio de vida para a decoração da sua casa, a combinação hexagonal de cores ou harmonia de 120º que envolve a utilização de 6 cores e consiste na escolha de uma cor do círculo cromático, pula uma e pega a outra até finalizar com as 6 cores que fecham as pontas do hexágono.

10 – Combinação em fenda 

decoração - Combinação de cores - fenda

Essa técnica consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Sendo assim, as duas cores devem estar em lados opostos à cor primária, por exemplo, violeta, amarelo e verde ou vermelho, azul e verde. Uma decoração com essa técnica terá um contraste leve e sútil.

Gostou das 10 técnicas de combinação de cores que selecionamos para você? Então, vem conferir o nosso catálogo de papéis de parede para você ousar na transformação da decoração da sua casa. 

Até a próxima!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Como decorar meu primeiro apartamento

O sonho de comprar o primeiro imóvel faz parte da vida de muitos brasileiros, e quando conseguimos essa conquista tão importante surge aqu...

0 Comentários
20/06/2022

4 papéis de parede para usar na decoração gótica

Original, controverso e nada convencional são características que definem a essência da decoração gótica. O estilo gótico é um estil...

0 Comentários
06/06/2022

Decoração hygge: conheça a tendência dinamarquesa que preza pelo c...

Vamos começar este conteúdo te questionando: você sabe o que é uma decoração hygge? Onde surgiu? Finalidade? Como utilizar? Bem, a pro...

0 Comentários
30/05/2022

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos