como-deixar-sua-sala-de-estar-moderna

Dicas

Como deixar sua sala de estar moderna

papel de parede barato em promocao

Uma sala de estar moderna conta com algumas características importantes que, geralmente, estão ligadas ao nosso estilo de vida e identidade.

No contexto das grandes cidades, por exemplo, cuja rotina é aceleradíssima, o cômodo precisa unir, ao mesmo tempo, beleza, conforto e praticidade.

Isso porque, em geral, a noção de “moderno” está relacionada ao que é novo ou que ocorre no tempo presente. Por isso, nessa perspectiva, a decoração prioriza uma estética mais dinâmica, aliada à organização e à funcionalidade.

Ou seja, o espaço deve ter amplitude e ser fácil para limpar e organizar no dia a dia. Afinal, quem hoje tem tempo para fazer faxina, não é?

Se você pretende reformar sua sala de estar e deixá-la mais moderna, aconchegante e bonita para receber amigos, familiares e passar bons momentos de descanso e lazer, confira as dicas incríveis que preparamos.

Nelas, apresentamos maneiras simples e práticas de modificar o ambiente sem precisar fazer grandes investimentos.

Confira nos tópicos a seguir e inspire-se!

Entenda as características de uma sala de estar moderna

A perspectiva moderna é apenas uma das possibilidades decorativas para casas e apartamentos. Há outros modelos amplamente conhecidos e utilizados, como o clássico e o minimalista (também conhecido como clean).

Em tese, o que diferencia esses estilos são as cores, a disposição dos móveis e os aspectos de decoração.

Portanto, antes de começar a decorar, é necessário entender as características de uma sala de estar moderna, você não acha?

Como dissemos, o espaço deve unir beleza, conforto e praticidade. Logo, alguns pontos merecem atenção diferenciada.

Móveis

Um deles são os móveis. No decorrer deste texto, abordaremos alguns detalhes quanto a isso. De antemão, contudo, destacamos que eles precisam ser de boa qualidade e confortáveis, sobretudo o sofá e a poltrona.

Além disso, o ideal é que suas cores combinem, isto é, que sejam harmônicas e não poluam visualmente o ambiente.

Disposição no espaço

Outro aspecto a ser pontuado é a forma como esses objetos são organizados. Eles ampliam ou limitam o espaço? Atrapalham a circulação? Há itens de mais ou de menos? São fáceis de limpar?

São perguntas fundamentais que visam deixar a sala de estar mais moderna, bonita, aconchegante e funcional.

Prefira um mobiliário de cores suaves e linhas retas

Nossa ideia aqui é dar dicas visando ao menor investimento possível. Dessa forma, se você avaliar que seus móveis estão em bom estado, trabalhe com eles mesmo.

Apenas considere que, normalmente, salas modernas são amplas, ousadas e espaçosas. Por isso, prefira um mobiliário com linhas retas, aproveitando as extremidades do cômodo e facilitando a locomoção.

De um lado da parede, por exemplo, deve estar o painel, a raque, a televisão e uma estante. Do outro, o sofá, a poltrona e um vaso. No centro, uma mesinha ou algum Puff é o suficiente.

Evite, ainda, ocupar toda a sala de objetos. Priorize os essenciais e funcionais, principalmente aqueles que passam uma sensação de amplitude e conforto.

Além do mais, escolha cores neutras, suaves e que deixem o ambiente elegante. O ideal, na verdade, é que os tons dos elementos decorativos formem combinações.

Transforme o espaço com papel de parede

Outra forma barata e bastante otimizada de decorar uma sala de estar é destacar uma das paredes.

A dica é instalar papel de parede para sala de estar em uma delas. Além da fácil aplicação, há uma variedade interessante de modelos, texturas, cores, design e molduras disponíveis no mercado.

Uma das tendências de decoração são as paredes com tijolos. O objetivo é dar aquele toque de ousadia, de charme, que seja diferente, moderno e personalizado.

Mas como colocar tijolos na minha parede, afinal? O papel de parede pode ser a solução. As opções são diversas:

  • Papel de parede com tijolos laranjas, brancos e cinza;
  • Papel de parede arabesco texturizado;
  • Papel de parede com folhas metalizadas;
  • Papel de parede com pedras texturizadas e brilhosas;
  • Papel de parede industrial com blocos de cimento;
  • Papel de tacos de pedra;
  • Entre outros.

Capriche na iluminação da sala

Não podemos desconsiderar o projeto de iluminação, que é primordial para destacar e valorizar os detalhes decorativos.

Hoje, há soluções incríveis e econômicas que trabalham bem junto a outros elementos no período noturno, como o tipo do ambiente, a linguagem arquitetônica e o perfil dos moradores.

Algumas opções são:

  • Luminária plafon;
  • Sanca envolta de luzes;
  • Lâmpadas LED embutidas no teto;
  • Spot de trilho para direcionar a luz;
  • Luminária de chão;
  • Etc.

Mais um detalhe importante em termos de iluminação é aproveitar a luz natural do dia. Além de economizar energia, ela areja o ambiente e deixa o clima mais agradável e muito bem iluminado.

Aposte em quadros e plantas

Para decorar uma sala de estar moderna, é preciso sair do comum e não se limitar aos itens essenciais.

Portanto, aposte em quadros abstratos, que valorizem a decoração e deixem o espaço mais descontraído.

Vasos e plantas também são excelentes alternativas, pois dão um aspecto natural ao ambiente, levando paz, tranquilidade e a beleza do verde. Afinal, a sala de estar é um local de descanso e lazer, então nada melhor que sentir essa leveza no ar, não é mesmo?

Não se esqueça da cortina, das almofadas e do tapete

Lembre-se, também, de enfeitar a sala de estar com cortina, almofadas e tapete. São materiais que enriquecem o cômodo e o deixam mais requintado e confortável.

Há uma rica variedade de cores, modelos, tecidos, cores e estilos, o que permite diversas possibilidades de variações e que você dê uma cara nova ao cômodo sempre que quiser.

Escolha aqueles que combinem mais com você e harmonizem com o restante dos móveis e objetos decorativos.

Enfim, aproveite as dicas e capriche na decoração de sua sala de estar moderna, com criatividade e sem gastar tanto dinheiro. Boa sorte!

Artigos Relacionados

Papel de parede texturizado: 4 dicas para renovar seu escritório

O papel de parede texturizado é uma das últimas tendências de decoração. Utilizá-lo significa estar antenado com o que há de melhor n...

0 Comentários
06/08/2019

Papel de Parede para cozinha: Saiba combinar com a decoração!

Quando o assunto é a decoração com papel de parede para cozinha, você não precisa se restringir à cor branca. Tem aqueles que preferem...

0 Comentários
25/07/2019

Ideias e inspirações em papel de parede para quarto de bebê!

A chegada de um bebê em um lar gera um conjunto de emoções que vão do medo do novo ao profundo amor de uma família. É uma verdadeira t...

0 Comentários
22/07/2019

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos