Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Como Decorar a Sala com Papel de Parede



Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Decorar a sala é sempre um desafio que exige muita responsabilidade. Ela é o local que irá receber as visitas e, por este motivo, deve ser aconchegante, confortável e expressar a identidade do morador.

Se você está pensando em mudar, ou criar uma nova decoração para a sua sala, nossa dica é: use papel de parede! Eles são lindos, práticos, duráveis, fáceis de colocar e ainda estão disponíveis em estampas variadas que, com toda a certeza, vão ser ideais para decorar a sua sala de estar dos sonhos.

 

Tipos de Papel de Parede

Antes de escolher, é preciso conhecer os tipos de papéis disponíveis no mercado. Há, basicamente, três opções que são as mais usadas: TNT, Vinílico e Tradicional. Constituído de fibras de poliéster e celulose, o TNT imita o tecido e é ideal para locais secos ou úmidos, por ser resistente à umidade.

O papel de parede vinílico é constituído de PVC, que resulta em uma maior resistência, impermeabilidade e facilidade na limpeza, sendo ideal para ambientes secos, úmidos e com maior circulação de pessoas, como o banheiro e a cozinha, por exemplo. Já o tradicional possui aspecto liso e diversos padrões de decoração, sendo ideal para ambientes sem grande circulação.

 

As melhores Estampas Para a Sala

A escolha das estampas, cores e texturas será fundamental para renovar ou criar uma nova sala de estar. Dependendo das cores ela pode parecer mais iluminada e aconchegante, ou então mais ampla, com a escolha das listras verticais ou horizontais. Antes de escolher o melhor papel de parede, faça uma avaliação da sua sala de estar e procure identificar o estilo que já está, ou vai ser, empregado na decoração.

Se as almofadas, sofás, poltronas, cortinas, tapetes e outros objetos forem coloridos ou com maior personalidade, opte por estampas neutras na parede, o que irá causar uma sensação de aconchego e tradição.

  1. Conheça nossas dicas de papéis de parede para banheiros.

Com cuidado e bom senso, você pode escolher qualquer tipo de estampa para a sala de estar. As mais indicadas para este ambiente são as lisas, florais, com arabescos, geométricos, de pedras e tijolos. O importante é conhecer todas as opções e deixar a imaginação falar mais alto.

 

Papel de Parede Liso

Para quem planeja ter uma sala de estar com variados elementos de decoração e deseja usar o papel de parede apenas como um complemento, os de cores lisas são a melhor aposta. O contraste entre a decoração elaborada e o papel de parede mais leve equilibra o ambiente, sem deixá-lo pesado. Neste caso, o papel pode ser um de uma cor neutra, como creme, bege, cinza e tons leves de azul ou verde.

 

O liso também é uma ótima opção para quem prefere a simplicidade. Em salas com poucos elementos, o liso aparece como um elemento que traz personalidade ao ambiente. Se optar por um liso de cor neutra, vale a pena dar uma chance para os modelos texturizados, que acrescentam um pouco mais de dimensão à parede lisinha, sem fugir do conceito inicial.

 

Papel de Parede com Arabesco

O papel de parede com arabesco é um dos prediletos daqueles que gostam de atmosferas clássicas! Com seu estilo elaborado, ele denota conforto e elegância às salas. Charmoso e sutil, mesmo quando sua cor é mais extravagante, o arabesco pode ser encontrado em diversas cores e tamanhos com infinitas opções de estampas. Essa estampa pode ser o elemento que se destaca com uma cor forte ou pode ser aquele detalhe que complementa a decoração mais elaborada.

 

Papel de Parede Floral para a Sala

O papel de parede floral é um clássico da decoração, tanto para a sala de estar quanto para todos os outros tipos de ambiente, inclusive os comerciais. Disponível em diversas cores e flores de todos os tamanhos e formatos, o papel de parede floral ajuda a criar ambientes naturais e sofisticados e pode ser usado apenas em pequenos detalhes, para realçar os detalhes de uma parede, por exemplo.

O mais incrível dessa estampa é a possibilidade de criar um jardim inteiro dentro de casa sem precisar cuidar de uma planta sequer. Além disso, existem estampas florais com uma infinidade de tons, que encaixam-se em qualquer decoração, independente da personalidade. Os de tom mais forte, geralmente com o fundo escuro e flores detalhadas, são ideais para dar vida à uma sala de estar moderna e jovial.

Existe também um híbrido entre o arabesco e o floral que une o melhor dos dois para decorar sua sala de maneira única sem apelar muito para o romantismo e a delicadeza. O arabesco Amber, por exemplo, mistura o formato das estampas arabescas com o aspecto gardênio, uma das principais características do papel de parede floral.

 

Papel de Parede Geométrico

O papel de parede geométrico tem conquistado muitos lares, tornando-se uma das tendências mais populares. Descontraído sem deixar de ser elegante, esse tipo de desenho é fruto da Op-art, movimento artístico dos anos 60 que explora as ilusões óticas, e é ideal para fugir da mesmice. Aqui, o destaque é o próprio papel de parede, onde quadrados, círculos, linhas, pixels, cores e formas se fundem, criando movimentos dinâmicos e irreverentes para uma atmosfera contemporânea.

 

Papel de Parede de Pedras e Tijolos

Para os que pretendem criar um ambiente mais descolado e vanguardista, cheio de dramaticidade, o papel de parede de pedras e tijolos é uma ótima opção. Além de deixar a sala de estar com um visual descompromissado, esse tipo de papel cria ilusões perfeitas e é ideal para transformar o cômodo em um local confortável e informal para reunir os amigos, sem precisar exagerar no orçamento.

Exit mobile version