Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Como colocar papel de parede: o guia completo para você aplicar



E se a gente disser que aplicar papel de parede é sim uma tarefa simples? Pois é, se executada da maneira correta, você vai gastar pouco tempo e ainda se sentir orgulhoso quando ver o resultado final. Para você testar aí na sua casa, hoje a Dero Decor traz o guia completo e ensina como colocar papel de parede vinílico com cola sem muitos esforços.

Mãos à obra? NÃO! Colocar papel de parede não é uma obra com bagunça, sujeira e barulho. Essa é uma das principais vantagens e é o que acaba tornando a tarefa ainda mais fácil.

Bora!

Começando pelos materiais necessários

Você vai precisar de:

1 – Certifique-se que a parede está limpa

Antes de começar, tenha certeza de que na parede não há sujeiras, desníveis ou infiltrações que possam dificultar a aplicação ou danificar o produto. Lembre-se que isso interfere muito, então certifique-se sobre as condições da parede.

2 – Meça a parede que vai receber o papel de parede

Agora que você checou a parede e tem todos os materiais, vamos lá.

Independente se for colocar em apenas uma parte ou na parede inteira, use a trena para medir o tamanho ideal do papel antes de cortá-lo. Além disso, se houver tomadas, interruptores ou janelas, você também deve medi-los, sempre pensando na aplicação  vertical. Anote isso e marque no papel, você vai precisar.

3 – Faça o recorte

Utilizando a medida de altura da parede, recorte deixando uma folga de 5cm em cima e 5cm em baixo. Se o papel for estampado ou com detalhes, a dica é fazer com que as estampas se encaixem. Portanto, calcule sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.

Exemplo: Se a altura for de 1 metro, use a tesoura para cortar uma faixa com 1,10 metros.

4 – Hora de passar a cola no papel

Já com a cola pronta e o papel recortado, é hora de preparar o material para aplicação. Use o rolo ou a brocha de pintura para espalhar a cola no papel de maneira uniforme. Lembre-se de preparar a cola seguindo as instruções contidas no rótulo do produto.

5 – Reforce a cola nas paredes

Depois de passar a cola no papel, use a cola branca para reforçar os cantinhos da parede que costumam ficar soltinhos.

6 – Aplique o papel

Com tudo pronto, é hora de aplicar. 

A aplicação deve ser feita de cima para baixo, então use a escada para facilitar. Encaixe o papel na parte superior e vá alisando com as mãos ou com a ajuda de uma escova. Faça movimentos sempre de dentro para fora e vá assentando o papel na parede. Isso também ajuda a garantir a fixação.

Não fique preocupado se surgirem pequenas bolhas formadas por excesso de cola. Elas desaparecem naturalmente em até 2 dias.

Finalize com algumas passadas de mão na parede para dar acabamento e aproveite para checar se as pontinhas estão coladas.

Recorte as sobras e as tomadas e interruptores com o estilete.

Dicas finais

Limpe as emendas e os cantos caso tenham ficado sujos com manchas de dedo e cola. Use a esponja úmida e o pano seco para essa tarefa. Não precisa esfregar, a ideia aqui é fazer uma limpeza leve, apenas para dar um check final.

Viu só como colocar papel de parede não é nenhum bicho de sete cabeças? Aqui deixamos um vídeo tutorial para te inspirar ainda mais. Compartilha e até a próxima!

Exit mobile version