como colocar papel de parede

Papéis de Parede

Como colocar papel de parede: o guia completo para você aplicar

papel de parede barato em promocao

E se a gente disser que aplicar papel de parede é sim uma tarefa simples? Pois é, se executada da maneira correta, você vai gastar pouco tempo e ainda se sentir orgulhoso quando ver o resultado final. Para você testar aí na sua casa, hoje a Dero Decor traz o guia completo e ensina como colocar papel de parede vinílico com cola sem muitos esforços.

Mãos à obra? NÃO! Colocar papel de parede não é uma obra com bagunça, sujeira e barulho. Essa é uma das principais vantagens e é o que acaba tornando a tarefa ainda mais fácil.

Bora!

Começando pelos materiais necessários

Você vai precisar de:

  • Escada para as partes altas da parede
  • Trena
  • Rolo ou brocha para pintura
  • Tesoura 
  • Estilete 
  • Espátula 
  • Pano seco 
  • Esponja 
  • Cola de papel de parede em pó 
  • Recipiente para diluir a cola 
  • Cola branca para cantos de papel

1 – Certifique-se que a parede está limpa

Antes de começar, tenha certeza de que na parede não há sujeiras, desníveis ou infiltrações que possam dificultar a aplicação ou danificar o produto. Lembre-se que isso interfere muito, então certifique-se sobre as condições da parede.

2 – Meça a parede que vai receber o papel de parede

Agora que você checou a parede e tem todos os materiais, vamos lá.

Independente se for colocar em apenas uma parte ou na parede inteira, use a trena para medir o tamanho ideal do papel antes de cortá-lo. Além disso, se houver tomadas, interruptores ou janelas, você também deve medi-los, sempre pensando na aplicação  vertical. Anote isso e marque no papel, você vai precisar.

3 – Faça o recorte

Utilizando a medida de altura da parede, recorte deixando uma folga de 5cm em cima e 5cm em baixo. Se o papel for estampado ou com detalhes, a dica é fazer com que as estampas se encaixem. Portanto, calcule sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.

Exemplo: Se a altura for de 1 metro, use a tesoura para cortar uma faixa com 1,10 metros.

4 – Hora de passar a cola no papel

Já com a cola pronta e o papel recortado, é hora de preparar o material para aplicação. Use o rolo ou a brocha de pintura para espalhar a cola no papel de maneira uniforme. Lembre-se de preparar a cola seguindo as instruções contidas no rótulo do produto.

5 – Reforce a cola nas paredes

Depois de passar a cola no papel, use a cola branca para reforçar os cantinhos da parede que costumam ficar soltinhos.

6 – Aplique o papel

Com tudo pronto, é hora de aplicar. 

A aplicação deve ser feita de cima para baixo, então use a escada para facilitar. Encaixe o papel na parte superior e vá alisando com as mãos ou com a ajuda de uma escova. Faça movimentos sempre de dentro para fora e vá assentando o papel na parede. Isso também ajuda a garantir a fixação.

Não fique preocupado se surgirem pequenas bolhas formadas por excesso de cola. Elas desaparecem naturalmente em até 2 dias.

Finalize com algumas passadas de mão na parede para dar acabamento e aproveite para checar se as pontinhas estão coladas.

Recorte as sobras e as tomadas e interruptores com o estilete.

Dicas finais

Limpe as emendas e os cantos caso tenham ficado sujos com manchas de dedo e cola. Use a esponja úmida e o pano seco para essa tarefa. Não precisa esfregar, a ideia aqui é fazer uma limpeza leve, apenas para dar um check final.

Viu só como colocar papel de parede não é nenhum bicho de sete cabeças? Aqui deixamos um vídeo tutorial para te inspirar ainda mais. Compartilha e até a próxima!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Sabia como utilizar parede de pedra na decoração

Paredes com texturas de pedras são uma tendência que vem crescendo cada vez mais no universo da decoração, trazendo ar de sofisticação...

0 Comentários
01/06/2023

Saiba como usar papel de parede para decorar seus móveis

Os móveis são itens fundamentais em nossas casas e escritórios, proporcionando conforto e funcionalidade. Mas você já pensou em dar uma...

0 Comentários
25/04/2023

Saiba quais são os melhores  tipos de papel de parede

O papel de parede caiu nas graças do brasileiro porque é prático na aplicação, fácil na hora de limpar e possui uma grande variedade d...

0 Comentários
30/03/2023

Deixe o seu comentário

03 Comentários

  • É possível aplicar papel de parede sobre um papel antigo? – Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

    9 Novembro, 2021
    […] Por tanto, antes de sair colando, verifique como estão as condições da sua parede. Esse é o primeiro passo para uma aplicação de sucesso. Confira o passo a passo aqui! […]
  • Como colocar piso vinílico: aprenda com este passo a passo! – Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

    14 Outubro, 2021
    […] para facilitar ainda mais o manuseio e preparo das lâminas, assim como as medidas. Aproveite para conhecer outras dicas aqui no blog e aproveitar as novidades Dero […]
  • Como aplicar faixa de papel de parede de forma rápida e fácil – Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

    26 Agosto, 2021
    […] dicas para aplicar papel na parede inteira? Clique aqui ou assista ao […]
Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos