Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Como aplicar papel de parede horizontal?



ocê adora o efeito do papel de parede, mas acha que seu quarto é muito pequeno e que vai parecer ainda menor com uma estampa? Saiba que essas questões podem ser resolvidas com a colocação do papel de parede horizontal

Com a estampa certa, a aplicação de um papel no sentido horizontal pode passar a impressão de ser um ambiente maior. Imagine listras horizontais ou um papel de parede Chevron, por exemplo. É ou não é uma forma de dar amplitude?Se você não sabia desta possibilidade e quer entender como aplicar o papel de parede horizontal, então continue a leitura, vamos explicar tudo passo a passo.

Escolha o padrão ideal

[Foto: Pinterest]

Para colocar o papel de parede na horizontal, é preciso verificar se ele funciona dessa forma. Afinal, nem todos os papéis podem ser aplicados na horizontal. Note, portanto, se o desenho não vai ficar “deitado” ou sem sentido.

Papel de parede geométrico, em geral, são apropriados. Listras retas ou onduladas criam efeitos interessantes que dão movimento e amplitude ao espaço. Papel de parede floral, papel de parede barroco, papel de parede arabesco ou papel de parede retrô, sempre são boas escolhas para colocação horizontal.

Outra opção que funciona são os papéis que imitam materiais como azulejo, mármore, pedra ou madeira. Se ainda assim você está na dúvida, escolha um papel de parede de cor única, sombreado ou gradiente, para não ter erro.

Teste o papel de parede horizontal antes de aplicar

Se mesmo depois de comprar o papel, você ainda não se convenceu de que fez a escolha certa, teste! Corte uma ou duas tiras, e teste na parede. Use percevejos ao invés de cola, para poder retirar sem dificuldade.

Se afaste e olhe com atenção. Procure imaginar como o papel ficará na largura e na altura. Veja se tem harmonia. 

Quando as tiras são colocadas uma ao lado da outra, devem coincidir de forma que a emenda fique imperceptível. Portanto, verifique se o desenho vai acompanhar o sentido horizontal de forma coerente.

Verifique o nível da parede, do piso e teto

[Foto: Pinterest]

Verifique se a parede, o piso e teto do ambiente, onde será colocado o papel, estão nivelados. Nas aplicações verticais, é simples corrigir desníveis, mas nas horizontais, não.

Use uma régua de nível para ter certeza. Se não estiverem nivelados, pense novamente se vale a penas colocar o papel de parede nessa parede é a melhor solução.

Aplique a cola na parede

Aplicar papel de parede horizontal é trabalhar contra a gravidade, pois enquanto você coloca, o papel vai sendo puxado para baixo. Por isso, aplique cola para papel parede com um rolo ou pincel específico para facilitar a aplicação.

O ideal é usar papéis de parede que podem ser enrolados e não dobrados, como a maioria dos modelos, para que você o desenrole aos poucos. Além disso, a aplicação horizontal pode ser feita tranquilamente por apenas uma pessoa, ao contrário da aplicação vertical, que é recomendado pelo menos duas pessoas.

Meça e corte o papel

Em primeiro lugar, meça a altura da parede e dividida pela largura do papel. Obtenha, assim, a quantidade de tiras de papel que devem ser cortadas.

Decida como distribuir essas tiras ao longo da parede. A primeira posição deve considerar a largura da tira de 2cm, para que sobre um pouco na hora de fazer as emendas, sobrepondo, assim, uma tira sobre a outra.

Desenhe uma linha horizontal de referência ao longo de toda a largura da parede. Use novamente o nível para garantir que a linha esteja absolutamente reta. Meça a largura da parede e adicione de 2 a 3 cm na hora de cortar o papel.

Corte as tiras nas medidas certas e enrole-as da esquerda para a direita, passe cola no verso do papel e dobre as faixas em três. 

Coloque o papel na parede

[Foto: Pinterest]

Coloque a cola para papel de papel diretamente na parede, depois aplique a primeira faixa ao longo da linha de referência, sobrepondo-a na parede adjacente. Desenrole a faixa lentamente e use um rolo de papel de parede para evitar bolhas e rugas.

Ao final, corte as sobras nos cantos com estilete afiado. Coloque a segunda faixa da mesma maneira, se certificando de que as emendas estejam corretas. Vá colocando aos poucos e observando o resultado.

Destacamos que o sentido horizontal combina mais com quartos. Após a aplicação, observe como o ambiente ganhou amplitude!

Viu como é fácil usar papel de parede horizontal? Se você gostou da ideia, visite o site da Dero Decor e confira nossos padrões. Temos diversas opções de papel de parede para quarto. Escolha o seu! 

Até a próxima!

Exit mobile version