Automação residencial sua casa inteligente

Dicas

Automação residencial: sua casa inteligente

papel de parede barato em promocao

Nos dias de hoje, ter uma casa inteligente é tão importante quanto ter uma casa bem decorada. Se você está se perguntando o que é uma casa inteligente, chegou a hora de aprender o significado de automação residencial. Vamos lá!

De uma maneira geral, “casa inteligente” é uma forma mais simples de falar sobre automação residencial. Você provavelmente já deve ter visto em filmes mansões super luxuosas com um sistema de dispositivos eletrônicos em que os personagens controlavam a casa com comandos de voz ou por controle remoto, mas na verdade a automação residencial está cada vez mais acessível.

Segundo dados publicados recentemente pela Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), hoje o Brasil possui entre 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes, quase que triplicando o número levantado pela Aureside em 2015. O crescimento da automação residencial se deve principalmente pela mudança de hábito das pessoas, que estão se tornando cada vez mais digitais!

Se você quer entender melhor o que é automação residencial, quais suas vantagens e até mesmo saber como você pode ter uma casa inteligente, é só continuar a leitura desse texto que a equipe da Dero Decor produziu para você!

O que é automação residencial?

Automação residencial

Você já imaginou como seria bom ter um robô em casa para te ajudar no seu dia-a-dia? A automação residencial funciona mais ou menos assim, mas nesse caso o robô é a sua própria casa! Com ela é possível o uso da tecnologia para automatizar e facilitar algumas atividades rotineiras que, em uma casa comum, ficariam sob sua responsabilidade.

Lâmpadas, sensores de fumaça, câmeras de segurança, tomadas, fechaduras eletrônicas e temporizadores estão entre os dispositivos mais utilizados na automação residencial. Imagina poder controlar tudo isso na sua casa por um tablet ou smartphone conectado à internet? Na casa inteligente isso é possível!

Com a automação residencial, todos os sistemas e dispositivos eletrônicos funcionam como um só sistema sob o seu controle, de acordo com seus hábitos, necessidades e gostos. Vamos dar alguns exemplos para você entender de vez o que é a automação residencial.

Como funciona a automação residencial na prática?

Imagina você chegando em casa com vontade de assistir o novo episódio da série que você está assistindo. Com apenas um toque no seu celular você dá o comando para as suas persianas serem fechadas, para que as luzes sejam apagadas, a televisão ligada e o ar-condicionado fique responsável por climatizar a sala com a temperatura ideal para o momento, tornando tudo mais agradável.

Essa é apenas uma das possibilidades da automação residencial, que oferece vantagens e benefícios em um novo jeito de morar: automatizado e otimizado, se baseando em três pilares principais: conforto, segurança e economia.

A cada ano, desde do seu surgimento em 1970, a automação residencial evolui com novas soluções e dispositivos que são lançados no mercado, sempre acompanhando as tendências de consumo.

Grandes empresas de tecnologia decidiram investir nesse ramo e possuem seus próprios sistemas de automação residencial, com aplicativos e dispositivos exclusivos da marca. Amazon, Apple e Google são algumas delas. Existe ainda a possibilidade de se comprar dispositivos separados de outras empresas e controlá-los através de aplicativos próprios!

Vantagens da automação residencial

casa inteligente _ Automação residencial

Além do conforto, segurança e da economia, a automação residencial também é sustentável. Confira abaixo algumas vantagens:

Conforto

A comodidade e a praticidade na rotina é uma das vantagens preferidas de quem tem uma casa inteligente. Com a automação residencial é possível, por exemplo, ligar uma lâmpada estando em outro cômodo e até mesmo em outro lugar do mundo! Essa mesma lógica se aplica para outras funções, como por exemplo:

  • Ligar o ar condicionado;
  • Irrigar o jardim;
  • Abrir e fechar as cortinas;
  • Preparar um café com a cafeteira.

Esses são só exemplos do que fazer com mais comodidade com a automação residencial. Com esses ajustes na rotina, as pessoas que possuem uma casa inteligente ganham mais tempo no dia-a-dia.

Segurança

Uma das principais vantagens da automação residencial é proporcionar mais segurança aos moradores da casa inteligente. Com a casa sob o controle de um sistema de automação residencial, é possível saber de tudo o que acontece nela.

Alarmes com sensor de movimento, câmeras de monitoramento 24h, portas que só abrem com identificação deixam o morador no controle total da casa, mesmo quando não está presente. Além disso, alguns dispositivos de automação residencial possuem alternativas como:

  • Tirar fotos automaticamente e enviar para o proprietário por e-mail;
  • Monitorar vazamento de água, gás e fumaça;
  • Perceber alteração brusca na temperatura do ambiente

Economia

Na casa inteligente nenhum equipamento fica ligado sem necessidade, o que é muito importante visto que a automação residencial conta com diversos tipos de aparelhos, dispositivos e eletrodomésticos.

Por meio dos aplicativos, a automação residencial permite que os moradores gerenciem o consumo de energia das residências. Ou seja, morar em uma casa inteligente significa nunca mais ter que se preocupar pensando se você realmente apagou as luzes e desligou o ar-condicionado antes de sair de casa!

Além disso, com essa funcionalidade é possível detectar onde estão os maiores consumos de energia e buscar economizar de forma inteligente. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Em resumo, a automação residencial chegou para proporcionar um jeito de morar ainda melhor! É um recurso tecnológico que permite que você tenha uma vida mais segura, confortável e econômica. Mas não se esqueça que uma casa inteligente fica ainda melhor se for uma casa bem decorada e de decoração nós entendemos bem!

Aqui na Dero Decor temos papéis de parede para todos os cômodos da sua casa. Assim como a automação residencial, nossos papéis de parede deixam os ambientes mais confortáveis, são fáceis de aplicar e são econômicos para quem quer decorar sem precisar mudar os móveis ou comprar novos acessórios. Acesse nosso site e confira!

papel de parede barato em promocao

Artigos Relacionados

Você sabe como limpar papel de parede?

O papel de parede é uma das tendências de decoração mais apreciadas por arquitetos e decoradores de ambiente por causa de sua beleza, ve...

0 Comentários
18/10/2022

Black Friday de papel de parede – Decore sua casa com descontos ...

O evento mais esperado do ano pelos consumidores brasileiros está chegando, a Black Friday.  A Black Friday é uma data bastante impor...

0 Comentários
14/10/2022

Conheça as vantagens de comprar papel de parede on-line

Prático, versátil e de beleza surpreendente, o papel de parede tem ganhado mais espaço nos lares brasileiros. Uma maneira mais rápida de...

0 Comentários
02/08/2022

Deixe o seu comentário

Newsletter
Receba ofertas com preços exclusivos