Ambientes, Banheiro, Decoração, Dicas

Como escolher os melhores móveis para o lavabo

comprar papel de parede barato

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Por ser um espaço pequeno, o lavabo é um local quase sempre negligenciado no momento da decoração. No entanto, é essencial investir em um bom projeto para este ambiente, já que ele provavelmente será visitado pelos seus convidados. Por conta disso, preparamos dicas de como escolher os melhores móveis para o lavabo, no post de hoje.

Para começar, é de suma importância analisar onde estão localizadas as instalações, tomadas e canos a fim de encontrar os melhores móveis a partir destes itens que são mais difíceis de realocar. E também, para melhor aproveitar o lavabo, é sempre bom aperfeiçoar e aproveitar cada área com organização e eficiência.

Depois disso, é preciso buscar por móveis de materiais resistentes à umidade. Se você deseja ou já tem um lavabo, escolha os móveis com alta resistência à água, pois os raros, porém constante pingos podem encurtar a vida dos móveis. A partir destes conceitos básicos, vamos à escolha dos melhores móveis para decorar o lavabo!

Escolha peças funcionais

Um móvel para guardar produtos, toalhas e muitas outras coisas apropriadas para o lavabo é essencial. Muitas vezes optamos pelo gabinete que fica debaixo da pia. Outra opção comum são os armários. Estes podem ser colocados debaixo da pia ou embutidos na parede. Mas, se as mudanças são frequentes, opte pelos armários deslizantes, para que sejam facilmente removidos.

Caso não tenha espaço debaixo da pia ou se é necessário mais espaço para organizar e decorar o lavabo, é possível usar prateleiras embutidas na parede. Assim, a parede é aproveitada sem utilizar o espaço do chão. As prateleiras são perfeitas para organizar os itens do lavabo sem diminuir o espaço, como faria um armário, e também para expor as peças decorativas!

Invista em espelhos

Um móvel essencial para qualquer lavabo é o espelho, especialmente para os lavabos pequenos. Ao refletir a luz e replicar todo o espaço, os espelhos ajudam a ampliar o ambiente.

Quando não ocupa a parede de lado a lado, o modelo do espelho é um fator a ser considerado. Um espelho redondo é mais suave, enquanto que o quadrado ou o retângulo transmitem mais a sensação de ordem.

Podemos considerar a moldura ou a falta de uma também. Com moldura pode ser mais tradicional dependendo do material utilizado. Já os espelhos sem moldura, são mais modernos e simples.

Planeje uma boa iluminação

Uma boa iluminação pode complementar a decoração de um lavabo pequeno. O aproveitamento da iluminação natural é ideal. No entanto, caso o lavabo esteja localizado em um local que dificilmente recebe luz natural, é importante utilizar a combinação de luz direta e indireta que dá um efeito uniforme na horizontal para ampliar o espaço.

Decore com plantas

As flores no lavabo são uma ótima maneira de humanizar o ambiente e quebrar a “frieza” do lavabo. O importante é escolher as espécies resistentes ao vapor e à falta de luz natural, fatores comuns neste cômodo.

A Philodendron, a Sansevieria trifasciata, as Hedras e a Potus crescem bem em ambientes úmidos e requerem poucos cuidados. Mas se você quer flores no lavabo, o ideal é cultivar a Peace Lily, que necessita de poucos cuidados e ainda purifica o ambiente.

Papéis de parede para o lavabo

Diferente do banheiro, o lavabo não é uma área molhada, o que permite soltar a imaginação na hora de decorá-lo. Com o papel de parede para lavabo, por exemplo, é possível alterar toda o estilo do ambiente sem realizar grandes reformas.

Como é um ambiente pequeno, o indicado para ele são os papéis de parede de cores claras. Eles deixam o local iluminado e podem ser combinadas com as peças e as pedras da cuba do lavabo. Mas se optar por papéis de parede escuros, o ideal é investir em um piso e uma bancada mais claros, para que o ambiente fique equilibrado.

Para conferir um toque moderno e ainda brincar com as percepções visuais do lavabo, os papéis de parede listrados são perfeitos. Quando aplicados na horizontal, fazem com que o ambiente pareça mais espaçoso. Na vertical, causam a impressão de que a peça tem um pé direito mais alto.

Para prolongar a vida do papel de parede e de todos os móveis do lavabo, é muito importante deixar a janela ou a porta aberta para facilitar a circulação do ar. E vale lembrar que o lavabo não é o local para guardar medicamentos, maquiagens e outros produtos sensíveis à umidade.

Esperamos que as nossas dicas tenham te auxiliado na tarefa de como escolher os melhores móveis para o lavabo! Deixem suas dúvidas e comentários aqui embaixo. 😉

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *