Sala

Como decorar salas de jantar pequenas

comprar papel de parede barato

Quando o assunto é decorar salas de jantar pequenas, o projeto precisa levar em conta o aproveitamento de cada centímetro. Afinal, mesmo que o espaço seja limitado, ele deve servir para reunir a família ou os amigos com conforto e praticidade. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a transformar esse ambiente, sem abrir mão do estilo.

Cores bem pensadas

decorar salas de jantar pequenas

As cores claras são as melhores opções para os espaços menores. O branco, por mais óbvio que pareça, fica lindo em uma decoração clean e funciona perfeitamente com mobiliário de madeira. Mesclar dois tons de bege também é interessante e, se os ambientes forem integrados, o tom camurça pode funcionar muito bem para ambos os espaços.

Para dar cor sem adicionar informação demais, aposte no cinza. A cor, além de ser tendência, reproduz um efeito super atual e permite diferentes misturas na decor. No entanto, nada impede que você utilize uma cor mais chamativa para a pintura. Neste caso, procure usar a tonalidade mais escura apenas em detalhes ou uma parede menor e reserve a nuance mais clara para o restante das paredes.

Mesa de jantar na medida

decorar salas de jantar pequenas

A grande estrela da sala de jantar é a mesa e, por este motivo, merece atenção especial na hora de ser escolhida, principalmente ao decorar salas de jantar pequenas.

Os modelos redondos são ótimos para salas pequenas e casam melhor com um conjunto com cadeiras menores, que não ocupam tanto espaço.

O tampo de vidro, por sua vez, é uma tendência que veio para ficar e a superfície translúcida dá impressão de ocupar menos espaço, além de garantir um visual super moderno. Com relação às cores, se tudo for claro demais, a madeira pode ser ótima para fugir da monotonia. Outro bom recurso é recorrer a cadeiras coloridas, para dar um pouco de cor as refeições.

Papel de parede singular

decorar salas de jantar pequenas

Mesmo com pouco espaço, o papel de parede pode sim ser utilizado. No caso dos modelos estampados, opte pelas versões com desenhos menores. Com as estampas mais chamativas, complemente-as com espelhos e outros elementos espelhados, para conferir amplitude. Os papéis de parede listrados também são ótimas opções, já que as linhas verticais alongam, enquanto as horizontais ampliam.

Móveis planejados

decorar salas de jantar pequenas

Antes de decorar uma sala de jantar pequena, é importante definir o tamanho ideal do mobiliário, levando em consideração a circulação, o espaço entre a mesa de jantar e a parede e, principalmente, o conforto dos moradores e convidados.

Uma boa ideia para aproveitar melhor os espaços é a substituição da mesa por uma bancada, que pode servir para as refeições e para os momentos de descontração, como um bar. No caso das cadeiras, metade delas pode ser substituída por um banco acolchoado e  feito sob medida, que, além de criar muitos espaços para sentar, pode ser um prático baú para o armazenamento de diversos objetos.

Iluminação aconchegante

decorar salas de jantar pequenas

Investir em uma boa iluminação, seja ela natural ou artificial, pode ser fundamental para transformar qualquer ambiente. Em ambientes aconchegantes como a sala de jantar, uma luz quente, de tonalidade amarelada, é a melhor opção.

Mas antes de se apaixonar por uma luminária, é preciso prestar atenção ao seu tamanho. Em cômodos menores, lustres pendentes mais recatados ou então modelos embutidos se comportam muito melhor.

 

Gostou das dicas sobre como decorar salas de jantar pequenas? Escreva para a gente nos comentários!

Até a próxima!

 

 

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *