Piso Vinílico

Decoração Rústica e com estilo: É simples e Fácil

comprar papel de parede barato

A decoração rústica é algo que encanta muita gente que pesquisa por um estilo para decoração do seu ambiente e é um dos mais escolhidos.
Mas antes de mais nada, vamos definir o conceito de “rústico”, pois muitas pessoas ainda ficam em dúvida quando ouvem esta palavra.

O que é o Estilo Rústico?

O estilo rústico está associado ao campo, às casas rurais, à decoração com grosseria, sendo caracterizado pela simplicidade, sem muitos detalhes, desprovido de ornamentações e acabamento.
Baseado no estilo country americano, o rústico emprega na sua decoração o couro, vime, tecidos naturais, palha e tons de marrom e beije. É informal, despretensioso e aconchegante.
Agora que você sabe mais a respeito do estilo, vamos partir pra decoração:

Utilize bastante Madeira

decoração rústica

A madeira é o elemento principal no estilo rústico, com acabamento natural e sem verniz, é usada na decoração e fabricação de móveis. Ela remete diretamente à natureza e à vida no campo, tornando o ambiente aconchegante e robusto.
Uma boa escolha seriam os móveis que utilizam madeira de demolição, principalmente aqueles que conservam as linhas naturais e possuem as imperfeições propositais.
É interessante utilizar a madeira no piso e na parede, mas tome cuidado com o exagero para não carregar demais o ambiente.

Objetos para Decoração Rústica

decoração rústica

Os objetos que irão compor a decoração rústica, não necessariamente precisam ser de madeira. Tecidos naturais como linho e xadrez podem representar a natureza e a força do tempo.
A mistura de estampas e tamanhos, cobre e ranhuras na superfície, se fazem muito presente neste estilo.
Luminárias, vasos e lâmpadas podem ser utilizadas. E que tal experimentar o cobre na decoração? Você pode utilizar diversos materiais para a decoração da sala, da cozinha ou de outros cômodos. Sua criatividade é que vai decidir.

Revestimentos

Buscando pela praticidade, algumas marcas de revestimento desenvolvem produtos similares aos naturais, cientes de sua esgotabilidade. Tijolos de revestimento, porcelanatos inspirados em cimento queimado, madeiras fielmente reproduzidas e pinturas que retratam manchas no tempo ficam ótimos para decoração realmente rústica.
A dica é utilizar tijolos de revestimento, também conhecidos como tijolos ingleses, regulares e mais finos que os tradicionais, que se apresentam em diversas tonalidades e tamanhos. Uns manchados, outros homogêneos, sempre com o objetivo de agregar rusticidade.
Modelos que imitam a madeira também são muito utilizados. Ainda mais quando são associados à outras estampas, o que resulta em um casamento perfeito completando um ar rústico e estiloso para o ambiente.

Iluminação Rústica

Prefira uma iluminação mais quente, optando por lâmpadas amarelas e brancas. Utilize luminárias e lampiões, remetendo à falta de energia do campo.
Vale também utilizar velas e castiçais em algum cantinho da casa.

Cores

decoração rústica

Ao escolher as cores, dê preferência às cores mais terrosas, como verde musgo, vermelho tijolo, oliva, marrons e laranja barro.
Detalhes com o amarelo mostarda levantam o ambiente, deixando-o com um toque atual e vibrante.
Viu como é fácil fazer uma decoração rústica? O grande segredo é utilizar elementos que remetam à natureza, ao campo. A simplicidade sempre deve predominar, mas sempre lembrando de não exagerar.
A decoração rústica tem como objetivo trazer a paz e a calmaria, onde fugimos da correria do dia-a-dia e relaxamos.
Quer ficar por dentro de todas as dicas de decoração? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e no nosso blog e até o próximo post!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *