Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Decoração retrô: 6 dicas para criar a sua



Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

Diferente da tendência vintage, que faz uso de peças e artigos verdadeiramente antigos, a decoração retrô apresenta novas versões, inspiradas nesses itens do passado.

Também conhecido como old fashioned, o estilo retrô inspira-se nos “anos dourados” para trazer o velho de volta, transformando-o em novo. Ele tem a capacidade de rejuvenescer ambientes atuais com cores e linhas características de décadas passadas.

Embora o retrô seja marcado por diferentes anos e estilos, ele é caracterizado por alguns ícones inconfundíveis, como você pode conferir a seguir.

 

1. Móveis grandes com formas ousadas

Os móveis retrôs são sempre pontos de destaque na decoração. Mas se você não tem peças do tempo da vovó em sua casa, pode recorrer a feiras livres e até lojas de móveis usados para encontrar a mobília ideal. O importante é saber harmonizá-la com o restante da decoração, para que ela não pareça deslocada.

 

2. Objetos de cores vivas

 

As principais cores de uma decoração retrô são rosa claro, azul claro, verde claro, cores doces, tons alaranjados e marsala, um vermelho mais puxado para o vinho. Presentes em vasos, flores e outros objetos decorativos, essas cores conseguem deixar o ambiente mais alegre e com um ar despojado, sem perder a classe do estilo retrô.

Além disso, também é possível mesclar essas cores com outros tons, como rosa e marrom, para obter resultados mais complexos.

 

3. Eletrodomésticos do tempo da vovó

Aposte em eletrodomésticos e outros utensílios de cozinha que lembrem o tempo da vovó. As geladeiras retrô, por exemplo, são fabricadas por várias marcas atualmente. Elas aliam o visual mais antigo dos modelos do passado com a economia proporcionada pelas tecnologias atuais. Uma batedeira e um liquidificador coloridos também não podem faltar em uma decoração retrô.

 

4. Posters com cara de antiguinhos

Na sala ou no quarto, você pode utilizar quadros decorativos com imagens de ícones antigos. Escolha pôsteres de filmes, imagens de artistas, propagandas e ilustrações de época. Depois, coloque algumas dessas imagens em molduras bem trabalhadas e de cor dourada, para deixar a parede com um ar mais sofisticado.

 

5. Criado mudo com pés de palito

Nenhum item é tão retrô quando os móveis com pés de palito. Fabricados em madeira, eles são fundamentais para conseguir uma decoração nesse estilo. E se forem coloridos, em tons de azul, amarelo ou vermelho, o efeito é ainda melhor.

 

6. Papel de parede vintage

Uma ótima maneira de conferir um ar antigo ao ambiente é revestir as paredes com um papel de parede estampado com motivos de décadas passadas. Além de serem práticos e duráveis, os papéis com estampas geométricas, por exemplo, são essenciais para remeter ao estilo retrô.

E, para não pesar na decoração, por conta da personalidade forte destes papéis, é preciso apostar em um mobiliário mais neutro, que converse diretamente com ele.

 

Aqui você encontra uma seleção especial com os papéis de parede mais indicados para conferir um estilo retrô as suas paredes.

Por fim, lembre-se que a decoração retrô é feita de detalhes e deve sempre ser pensada com moderação.

Até a próxima!

Exit mobile version