Site icon Blog Dero Decor – Tudo Sobre Papéis de Parede!

Maneiras de Conservar o Papel de Parede por Mais Tempo



Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O papel de parede é uma alternativa versátil, prática e barata de mudar a decoração de ambientes como o quarto, a sala, a cozinha e o banheiro, deixando-os aconchegantes sem a necessidade de quebrar as paredes ou fazer grandes obras.

Porém, diferente da tinta e dos revestimentos, como o azulejo e o porcelanato, o papel de parede exige alguns cuidados específicos para que a decoração continue linda com o passar do tempo.

Preparo da Parede

Os cuidados com a durabilidade têm início antes mesmo da existência do papel de parede, com a limpeza do local onde ele será aplicado. Comece eliminando qualquer sinal de mofo e umidade. Quando não tratados, estes problemas só tendem a piorar, danificando o papel de parede rapidamente.

Depois, cubra rachaduras e lixe imperfeições a fim de uniformizar toda a superfície. Quando isso não é feito, os buracos e ondulações ficam ainda mais evidentes e podem danificar o papel de parede, como já explicamos neste post.

O papel jamais pode ser colado diretamente sobre o reboco, por isso, realize o acabamento da parede antes de aplicá-lo. Depois disso, espere algumas semanas para aplicar o papel de parede, desta maneira, quando quiser trocá-lo, a pintura não será danificada.

Depois de preparar a parede, limpe toda a superfície com um pano com álcool. Quando presentes, o pó e a poeira podem fazer com que o papel descole com facilidade.

 

Aplicação do Papel

Desde a preparação da parede até a aplicação, cada processo influenciará na longevidade e aparência do papel.

Ao definir a parede onde o papel será aplicado, atente-se a presença de sol e evite colar o papel nas áreas que recebem luz direta, já que a luminosidade pode descolorir o papel de parede. Por isso, opte por colar o papel nas paredes laterais ou naquela onde se encontra a janela.

Para colar o papel de parede, use uma cola especifica. Geralmente vendidas em pó, elas aumentam a vida útil do papel e facilitam sua remoção quando o papel de parede estiver velho. Para utilizar a cola, misture-a com água, de acordo com as instruções do fabricante, cerca de 2 horas antes da aplicação.

Use um pincel de papel de parede para nivelar o papel e tirar as bolhas. O pincel é um material próprio para aplicação e é facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. Para evitar que o papel de parede rasque ou sofra algum tipo de dano, sempre pincele delicadamente, do centro para fora.

Para definir a quantidade de papel necessária para a sua parede, você pode conferir este post, com dicas de como calcular o tamanho do papel.

 

Como Limpar Papel de Parede

Os papéis de parede vinílicos podem ser limpos periodicamente, mas é preciso tomar alguns cuidados. Para realizar a limpeza, utilize apenas um pano úmido e detergente neutro dissolvido em água.

Note que o pano deve estar apenas úmido, e não molhado. Um pano com água demais vai deixar o papel muito frágil, portanto, mais vulnerável a estragos. Depois, para evitar o aparecimento de manchas, seque toda a parede com um pano seco.

Você também pode utilizar um rodo de chão com um pano úmido e passar levemente sobre o papel de parede, sempre no mesmo sentido, para fazer a limpeza. Para tirar o pó, recomendamos passar um pano seco, espanador, ou até passar o aspirador de pó com o encaixe da escova macia.

Para manter a beleza do seu papel de parede, jamais use sabão em pó, detergente e outros produtos químicos, pois eles causam desgaste. E, caso o papel de parede manche, faça uma bolinha com miolo de pão e passe em cima da mancha com movimentos verticais e delicados.

 

Outros Cuidados com o Papel de Parede

Além da aplicação e da limpeza, outros cuidado devem ser tomados para manter a durabilidade do papel de parede.

Comece evitando a aplicação do papel de parede em áreas muito úmidas como o box do chuveiro ou em paredes com torneira. Mesmo sendo fabricado em material vinílico, o papel de parede, quando em contato prolongado e direto com a água, pode estragar. Além disso, evite tomar banhos muito longos, pois o vapor também pode danificar o papel de parede.

Para evitar que o papel de parede seja arranhado ou rasgado, proteja as quinas dos móveis que possam ter contato com o revestimento. Além disso, se os cantos do papel descolarem, não se desespere. Pegue uma cola branca e cole a pontinha novamente, sem mistério.

Vale lembrar que cada tipo de papel de parede tem cuidados diferentes. As dicas acima são para o papel de parede vinílico, que é uma das opções mais resistentes e duráveis do mercado atual.

Cuidar do seu papel de parede requer pouquíssimo esforço e investimento e, com estas dicas, ele certamente terá uma vida útil prolongada.

E você, o que faz para aproveitar ao máximo a vida útil do seu papel de parede? Conta pra gente!

Exit mobile version