Ambientes, Cozinha, Decoração, Dicas

Como escolher cortinas para cozinha

comprar papel de parede barato

A cozinha é um cômodo incrível. Não é à toa que em muitos lares ela ocupa a posição central da casa, como um coração que recebe os momentos mais agradáveis. E um lugar assim, tão importante, merece toda a atenção no momento da decoração, para torna-lo ainda mais acolhedor. Por isso vamos trazer algumas dicas de como escolher cortinas para cozinha!

 

Harmonia de cortinas para cozinha

cortinas para cozinha

O primeiro item que devemos ter em mente na hora de escolher uma cortina para cozinha é a segurança. Isso porque o uso de fogo e equipamentos elétricos neste espaço é constante. Se a sua janela fica em cima do fogão, por exemplo, considere mudar os aparelhos de lugar, a fim de evitar acidentes.

Passada a questão da segurança, é essencial harmonizar a escolha desse acessório com o estilo já existente na cozinha. Depois, é preciso verificar o tamanho de sua janela e a altura pretendida para o acabamento, a fim de definir as medidas da cortina.

Muitos preferem deixá-la curta, até a altura do guarda corpo. Mas também é permitido utilizar ela do teto ao chão, criando um visual incrível para a cozinha. Aqui, quem manda é o seu gosto e o seu orçamento.

Em cozinhas amplas, a dica é utilizar as cortinas por trilhos, com tecido de voal. Elas conferem um ar moderno e evitam que o tecido absorva os cheiros e a gordura, muito comuns neste ambiente, além de favorecerem a circulação do ar.

 

+ Leia também

Escolha a cortina certa para a sala de estar

Decore sua cozinha com papel de parede

Qual o melhor piso para colocar na cozinha?

 

Modelos de cortinas para cozinha

Varão

A cortina em estilo varão é moderna e muito prática para abrir e fechar. Isso permite que você regule a entrada de luz no ambiente, proporcionando um efeito bonito e agradável. Ela pode ser usada na versão de madeira ou de metal, com o auxílio de ilhós, alça ou argolas. Quando a cortina é combinada utilizando o varão e alças, ela geralmente é estampada e cria uma decoração divertida quando combinada com os demais elementos.

 

Trilho


Esse modelo costuma ser usado em cortineiros de gesso, de maneira embutida, atrás da sanca. Isso dá um efeito leve e bonito na cozinha, além de ser relativamente fácil retirá-las para lavar e econômico trocá-las. A cortina com trilhos é a mais indicada para preencher espaços, já que ocupa poucos centímetros entre a janela e os móveis, conferindo um toque todo especial à cozinha e melhorando sua acústica.

 

Persianas

As persianas são muito utilizadas na cozinha por conta da sua praticidade. Os modelos mais escolhidos são os horizontais, formados por lâminas de metal, madeira ou PVC. Elas permitem deixar passar a ventilação natural, o que é ótimo para o ambiente. A persiana branca, por sua vez, confere seriedade ao ambiente, transmitindo sensação de ordem e planejamento.

 

Rolo


Muito utilizada pelo fácil manuseio, a cortina de rolo oferece conforto visual e térmico, pois protege do sol de uma maneira suave, deixando a luminosidade passar. Ela também proporciona facilidade no momento da limpeza, já que é composta por um plano único de tecido (sem dobras ou reentrâncias). Por ser de fácil manuseio, esse modelo de cortina ainda pode ser utilizado de diversas maneiras, completamente aberta, à meia altura ou totalmente recolhida no rolo superior.

Considerações finais na hora de escolher a cortina para cozinha

Um ponto muito importante para a cortina da cozinha é que ela seja confeccionada com tecidos leves e fáceis de lavar e de passar. Isso porque ela estará sujeita à gordura e à umidade, elementos quase sempre presentes neste ambiente da casa.

Os tecidos que facilitam a manutenção são o algodão, as rendas e o poliéster. A renda holandesa, por ser um tecido sintético, é leve, prática e funcional. E se optar pelas persianas, prefira os modelos de alumínio, bambu, PVC, poliéster ou fibras artificiais. Você também pode achar no mercado marcas que utilizam poliéster com tratamento antiestático, material que inibe o acúmulo de pó e gordura no tecido.

 

E você, quais cortinas utiliza na sua cozinha? Deixe o seu comentário!

Até mais!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *