Dúvidas Frequentes

Black Friday – Uma sexta-feira de descontos imperdíveis

comprar papel de parede barato

Ano após ano, multidões de consumidores aproveitam o mês de novembro para acessar centenas de e-commerces em busca das ofertas da Black Friday.

Prova disso é que, de acordo com informações do Ebit, as compras online durante a Black Friday 2016 registraram faturamento de R$ 1,9 bilhão, uma alta de 17% na comparação com 2015.

Com 44% das compras, a categoria de eletrodomésticos lidera o ranking dos produtos mais vendidos. O segmento de Casa e Decoração, por sua vez, ofereceu descontos entre 10% e 80%, conquistando o 5º lugar no ranking, em volume financeiro.

 

A origem da Black Friday

Criada pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, após o feriado de Ação de Graças, a história por trás da origem da Black Friday é um tanto quanto confusa.

Há quem diga que a expressão nasceu no final do século XIX, após duas instituições financeiras terem quebrado na mesma sexta-feira, em plena corrida do ouro.

Outros afirmam que a sua origem remonta ao dia 19 de novembro de 1975, dia em que o New York Times usou o termo como referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças.

Promovida no Brasil desde 2010 a data tipicamente norte-americana ganhou força na internet, fazendo com que as super ofertas atraíssem uma legião de consumidores que até então não conheciam o “feriado”.

De acordo com dados do Google, 91% dos entrevistados pesquisaram on-line nas edições anteriores da Black Friday, sendo que 84% também compraram on-line. Para a Black Friday 2017, 80% das pessoas declararam que preferem tanto pesquisar quanto comprar pela internet, 7% a mais que em 2016.

 

Mas afinal, porque esta data movimenta tanto o comércio?

Coincidindo com a inauguração das compras de Natal, a Black Friday consiste em um evento coletivo onde dezenas de lojas fazem grandes promoções e vendem produtos muito desejados a preços irresistíveis. A fórmula perfeita do sucesso, não é?

 

Preços baixos

Como já explicamos, a Black Friday é uma oportunidade de adquirir produtos extremamente desejados, a um preço mais baixo. O problema, no entanto, de acordo com o PROCON, são as chamadas ofertas pela “metade do dobro”, onde o estabelecimento aumenta o preço do produto algumas semanas antes da Black Friday, para anunciá-lo com um valor mais baixo depois.

 

Comparação de preços

Para acabar com o problema do item anterior, é preciso comparar o preço dos produtos e verificar o histórico dos mesmos. Com o auxílio de diversos aplicativos e órgãos regulamentadores, já é possível analisar os valores praticados por um mesmo produto em diferentes lojas, de maneira rápida e fácil. O que nos leva a vantagem seguinte.

 

Comodidade e praticidade

De maneira prática e cômoda, o consumidor pode pesquisar, comparar, comprar e receber o produto, sem nem precisar sair de casa, no conforto do sofá.

De maneira geral, a Black Friday é uma oportunidade para o consumidor adquirir os mais estimados bens, com excelentes descontos. A única recomendação é que essas ofertas, bem como a reputação do fornecedor, sejam verificadas antes realizar a compra.

 

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar alguma sugestão acerca deste tema, não hesite em nos escrever.

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail

Receba todas as novidades do nosso blog!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *